Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1377
Título: Diferentes profundidades de plantio de manivas no município de Chapadinha- MA
Título(s) alternativo(s): Different depths of manifold planting in the municipality of Chapadinha- MA
Autor(es): CRUZ, Airton Antonio Lima da
Palavras-chave: Maniva;
Germinação;
Crescimento Vegetativo;
Maniva;
Germination;
Vegetative Growth.
Data do documento: 2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: A mandioca (Manihot esculenta Crantz) é uma espécie nativa do Brasil, que tem grande importância na alimentação nacional. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento da cultura da mandioca com diferentes profundidades de plantio e verificações de seus efeitos na germinação. A pesquisa foi desenvolvida na área experimental do Centro de Ciência Agrárias e Ambientais (CCAA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, composto por cinco tratamentos, distribuídos em quatro blocos, totalizando 20 parcelas experimentais. Os blocos foram determinados conforme as características do terreno experimental, já os tratamentos utilizados foram os de diferentes profundidades de 4 cm, 8 cm, 12 cm, 16 cm, 20 cm. Foi observado os melhores resultados nas variáveis: peso de planta para o tratamento de 12 cm, variável período de germinação para o tratamento de 4 cm e altura da planta 8 cm.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Agronomia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Bacharel em Agronomia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1377
Aparece nas coleções:TCC de Graduação do Curso de Agronomia do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Airton da Cruz.pdfTrabalho de Conclusão de Curso356,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.