Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1390
Título: Produção e composição química do feno produzido no primeiro ano do estabelecimento do sistema silvipastoril
Título(s) alternativo(s): Production and chemical composition of feno produced in the first year of the establishment of the silvipastoril system
Autor(es): SOUSA, Francisco Bruno Ferreira de
Palavras-chave: Biomassa;
Frequência de desfolha
Interceptação luminosa;
Biomass;
Frequency of defoliation;
Light interception
Data do documento: 23-Set-2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Objetivou-se com esse trabalho avaliar a produção e a composição química do feno de capim-Massai no primeiro ano de estabelecimento do sistema silvipastoril. O experimento foi conduzido no Setor de Forragicultura do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com arranjo em esquema fatorial 3x6 (três frequências de desfolha, um baseado no calendário 21 e dois padrões de interceptação luminosa 87 e 95% versus seis horários de coleta do feno 0 3, 9, 24, 48, 56, e 72 horas), com quatro repetições. Foram realizadas as análises de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), Fibra em detergente neutro (FDN) e Fibra em detergente ácido (FDA). Os dados foram submetidos a análise de variância com o auxílio do programa Info Stat. Observou-se feito (P<0,05) dos tratamentos sobre a matéria seca total (MST). Sendo que os tratamentos com padrão de 87 e 95% de interceptação luminosa (IL) proporcionaram os maiores valores. Os tratamentos baseados na IL proporcionaram maior produção de fardo de feno por área. Observou-se que os maiores teores de matéria seca foram observados nos tratamentos com 87 e 95% de IL, já em relação aos períodos de desidratação foi observado que no tratamento com 72 horas teve o maior percentual de MS. Quanto ao o teor de PB, o maior teor foi observado no tratamento com 21 dias. O manejo do capim-Massai destinado à produção de feno baseado na IL de 87 e 95% proporcionam maior acúmulo de biomassa de forragem, maior teor de FDN e a maior produção de fardos de feno por área, no entanto o manejo baseado em dias cronológicos de 21 dias resultam em menor produção de forragem, feno e redução nos teores de MS e FDN.
Descrição: Trabalho apresentado ao Curso de Agronomia da Universidade Federal do Maranhão, como requisito indispensável para obtenção do título de Bacharel em Agronomia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1390
Aparece nas coleções:TCC de Graduação do Curso de Agronomia do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoSousa.pdf508,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.