Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1393
Título: Determinação dos teores de umidade, cinzas e minerais nas folhas da espécie Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verlot em cultivo orgânico.
Título(s) alternativo(s): Determination of moisture, ash and minerals in the leaves of the species Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verlot in organic culture.
Autor(es): PESTANA, Gabriela da Silva
Palavras-chave: Controle de qualidade;
Espectrofotômetro de absorção atômica;
Nutrientes;
Pariri;
Quality control;
Atomic absorption spectrophotometer;
Nutrients;
Pariri.
Data do documento: 2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verlt. Bignoniaceae, amplamente utilizada na medicina popular, está entre as 71 plantas medicinais que poderão ser utilizadas como medicamentos fitoterápicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O experimento foi conduzido nos Laboratórios de Controle de Qualidade de Medicamentos, Farmacognosia (Departamento de Farmácia) e no Laboratório Central Analítica de Química – UFMA, durante o período de outubro a dezembro de 2016, com o objetivo de determinar os teores de umidade, cinzas totais e minerais em folhas de Arrabidaea chica (Humb. & Bonpl.) B. Verlot cultivada em solo orgânico. As amostras foram coletadas no Horto de Plantas Medicinais Berta Lange de Morretes – UFMA, Campus São Luís (MA). Os teores de umidade e cinzas foram determinados gravimetricamente. Para a determinação de macro e micronutrientes nas cinzas totais, foi utilizado espectrofotômetro de absorção atômica ICPE - 9800. As análises de todas as amostras foram realizadas em duplicata e mensuradas as médias, desvios-padrão e coeficientes de variação relativos pelo programa Microsoft Excel 2010. Nas amostras de folhas da espécie, foram detectados 10,5% de teor médio de umidade e 15,8% de teor médio de cinzas totais. Em relação à presença de macro e micronutrientes nas folhas, observou-se que a absorção de nutrientes pela planta foi eficiente, com elevada concentração de potássio (280 mg/L), cálcio (230 mg/L) e ferro (6,5 mg/L). Os resultados obtidos irão contribuir de forma significativa para o controle de qualidade e padronização dessa espécie.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal do Maranhão como requisito básico para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Agronômica
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1393
Aparece nas coleções:TCC de Graduação do Curso de Agronomia do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielaPestana.pdfTrabalho de Conclusão de Curso546,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.