Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1395
Título: Potencial alelopático de extrato aquoso de caule de babaçu sobre germinação e desenvolvimento de sementes de melancieira
Título(s) alternativo(s): Potential of alloopathic extract of water aquoso babaçu on germination and seed development of melancieira
Autor(es): SILVA, ILVYA AMANDA FRANCO DA
Palavras-chave: Aleloquimicos;
Anormalidade de plântulas;
Velocidade de emergência;
Allelochemistry;
Seedling abnormality;
Emergency speed.
Data do documento: 21-Jul-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: O Maranhão possue uma vasta área de incidência de babaçu. Acredita-se que essa aracaceae possa conter substâncias alelopáticas, de forma a interfirir no desenvolvimento de outra planta. É comum observar o cultivo de melancia em associação a babaçuais por isso o objetivo foi avaliar os efeitos potencialmente alelopáticos do extrato aquoso do caule de babaçu sobre a germinação de sementes de melancia. O trabalho foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2 x 5, foram testadas dois tipos de semente de melancieira da cultivar Crimson Sweet: sementes retiradas do fruto in natura (S1) e sementes comerciais (S2), e cinco tratamentos feitos com extrato do caule de babaçu em diferentes concentrações: E1(0 g L-1), E2 (5 g L-1), E3 (10 g L-1), E4 (25 g L-1) e E5 (50 g L-1). Cada tratamento foi feito com quatro repetições. As sementes de melancia foram dispostas sob o papel toalha e umidecidas diariamente com o extrato, foi conferido todas as sementes germinadas do 5º ao 14º dia após o inicio do experimento. As variáveis analisadas foram: % de Germinação (%G), Indice de Velocidade de Emergencia (IVE), Comprimento da Parte Aérea (CPA) e Comprimento do Sistema Radicular (CSR). Os resultados foram submetidos à análise de variância, foi aplicado o Teste F e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 1% e 5% de probabilidade. A semente mais eficaz foi a comercial, pois ela se destacou na % de Germinação, Indice de Velocidade de Emergencia e Comprimento da Parte Àerea, igualando-se às sementes do fruto in natura somente no Comprimento do Sistema Radicular. Os extratos aquosos do caule de babaçu proporcionaram efeito somente sobre o Indice de Velocidade de Emergencia, onde nas maiores concentrações dos extratos reduziram a velocidade de germinação. Quanto a influencia dos extratos na anormalidade, houve um crescente aumento da anormalidade à medida que houve aumento da concentração do extrato até o E4 e obteve-se um decrescimo com a utilização da dose de 50 g L-1o que pode indicar que em altas doses o extrato do caule de babaçu podem influenciar positivamente sobre a germinação da melancieira.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como requisito básico para a obtenção do grau de Bacharel em Agronomia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1395
Aparece nas coleções:TCC de Graduação do Curso de Agronomia do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IlvyaSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso441,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.