Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1402
Título: Desempenho de milho, submetido a adubação verde, com leguminosas arbóreas
Título(s) alternativo(s): Performance of corn, submitted to green fertilization, aromatic leguminous
Autor(es): ARAUJO, Diogo Ribeiro de
Palavras-chave: Sustentabilidade;
Adubação verde;
Agricultura familiar;
Sustainability;
Green adubation;
Family farming.
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Federal do Maranhão
Resumo: Apesar da importância da cultura do milho para a economia brasileira, o país possui um rendimento produtivo baixo, tendo produtividade média de 5.000 kg ha-1. A baixa produtividade da cultura do milho está associada principalmente a solos pobres com baixos teores de nitrogênio e fósforo, cuja alternativa de melhorar estas condições é utilizar práticas agronômicas, como plantio direto na palha da leguminosa, o qual possibilita aumento da matéria orgânica do solo e ciclagem de nutrientes. Diante disso, objetivou-se avaliar a influencia da adubação verde no desempenho produtivo de uma cultivar de milho QPM BR 473 e eficiência do uso de nitrogênio. O experimento foi conduzido numa área experimental instalada no município de Chapadinha (MA). Utilizou-se um delineamento experimental de blocos ao acaso, com 8 tratamentos e 4 repetições, com tamanho de parcela de 10 m x 4 m. Os tratamentos para aplicação de N consistiram nos resíduos de leguminosas e ureia em diferentes combinações: Gliricidia sepium + 226 kg ha-1 ureia, Acacia mangium + 226 kg ha-1 ureia e Leucaena leucocephala + 226 kg ha-1 ureia. Ao término do experimento observou-se que, o uso combinado de Gliricidia sepium ou Acacia mangium com 226 kg ha-1 ureia aumentou o rendimento de grãos em relação à aplicação de Gliricidia sepium, Acacia mangium e ureia isolademente. A maior absorção de nitrogênio, durante o ciclo do milho, foi na combinação Gliricidia sepium + 226 kg ha-1 ureia e Acacia mangium + 226 kg ha-1 ureia, e com rendimento máximo total de 3,9 t ha-1 e 9,3% de proteína. Gliricidia sepium + 226 kg ha-1 ureia e Acacia mangium + 226 kg ha-1 ureia foram considerados altamente benéficos no aumento do rendimento de grão, com redução da perda do nitrogênio menos estável do solo e aumento na eficiência de recuperação do nitrogênio. É necessário, uma avaliação mais aprofundada para decidir se esta estratégia nutricional pode ser adotada em uma escala maior.
Descrição: Trabalho de conclusão de curso, apresentado ao Curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Bacharel em Agronomia, sob orientação do Prof. Dr. José Roberto Brito Freitas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1402
Aparece nas coleções:TCC de Graduação do Curso de Agronomia do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DiogoAraújo.pdf207,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.