Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1418
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SOUSA, Amanda Lemos de | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-11T11:28:14Z | - |
dc.date.available | 2017-09-11T11:28:14Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1418 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso Química Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciatura em Química. | pt_BR |
dc.description.abstract | A disciplina deQuímica possui uma grande importância na formação dos alunos. Essa monografia apresenta vários experimentos simples de química orgânica com materiais alternativos com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizagem nessa disciplina. Na disciplina química, os alunos apresentam muitas dificuldades na assimilação dos conteúdos, sendo considerada muito teórica e maciça, observa-se desmotivação e desinteresse para maioria deles.Os docentes possuem o papel de preparar aulas e dispor informações sobre a disciplina de química de acordo com o ambiente escolar, e para que o aluno compreenda os conteúdos da disciplina foram criadas aulas experimentais associando o assunto com o cotidiano. Este trabalho busca aproximar o aluno com a disciplina por meio das aulas experimentais utilizando materiais alternativos com objetivo de motivá-los e aprenderem a Química de forma agradável.As Práticas foramapresentadas aos alunos do terceiro ano do ensino médio da escola pública Estadual C.E Antônio Ribeiro.Os experimentos foram realizados em sala de aula e no laboratório de informática, pois a escola não possui laboratório de química, também foi informado aos alunos onde conseguir reagentes e materiais para a realização dos experimentos.Os resultados obtidos mostraram que os alunos tiveram bom rendimento na aprendizagem. Assim, os conteúdos estudados em sala de aula foram melhor assimilados pelos alunos, confirmando a importância das aulas práticas no cotidiano daescola e no processo de aprendizagem na disciplina de química. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Experimentos; | pt_BR |
dc.subject | Materiais alternativos; | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Experimental; | pt_BR |
dc.subject | Alternative materials; | pt_BR |
dc.subject | Learning. | pt_BR |
dc.title | EXPERIMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS REALIZADOS NA ESCOLA ANTÔNIO RIBEIRO DA SILVA– SÃO LUÍS – MA | pt_BR |
dc.title.alternative | EXPERIMENTS OF ORGANIC CHEMISTRY USING MATERIALS ALTERNATIVES DONE AT THE ANTÔNIO RIBEIRO SCHOOL OF SILVA- SÃO LUÍS - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AmandaSousa.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.