Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1420
Título: | RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA ACESSÍVEL PARA O ENSINO SIGNIFICATIVO DE QUÍMICA |
Título(s) alternativo(s): | TROUBLESHOOTING: AN ACCESSIBLE METHODOLOGY FOR THE SIGNIFICANT TEACHING OF CHEMISTRY |
Autor(es): | SOARES, Leonardo Carvalho |
Palavras-chave: | Resolução de problemas; Ensino de química; Ensino significativo; Problem-solving; Chemistry teaching; Meaningful education. |
Data do documento: | 23-Ago-2016 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | A metodologia da resolução de problemas, como uma ferramenta para o ensino de Química, tem alto potencial significativo segundo a teoria cognitivista da aprendizagem proposta por David Ausubel, onde o novo conhecimento tem ligação com conhecimentos prévios do aluno. Na disciplina em questão,as aulas e demonstrações práticas, que podem ser feitas no laboratório ou em sala de aula, formam uma excelente combinação quando usada com esta metodologia que pode ser aplicada de pelo menos duas formas:a abordagem clássica do papel e caneta e com atividades de investigação com níveis crescentes de dificuldades. |
Descrição: | Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Química Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão, como trabalho de conclusão de curso. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1420 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LeonardoSoares.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 741,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.