Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1422
Título: EXPERIMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.
Título(s) alternativo(s): EXPERIMENTS OF ORGANIC CHEMISTRY USING MATERIALS ALTERNATIVES FOR APPLICATION IN MIDDLE SCHOOL.
Autor(es): DIAS, Edelson de Jesus Sá
Palavras-chave: Experimentos;
Química Orgânica;
Materiais Alternativos;
Educação Básica;
Experiments;
Organic chemistry;
Alternative materials;
Basic education.
Data do documento: 8-Abr-2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Apesar de ser uma ciência experimental, a química no ensino médio é tratada como puramente teórica e descontextualizada, dificultando a aprendizagem e despertando no aluno uma visão amedrontada e desmotivada sobre essa disciplina. Uma ótima alternativa para deixar o ensino de química em padrões aceitáveis é a utilização da experimentação unida à contextualização, afinal de contas, a química está por toda parte e o aluno precisa aprender a enxergar o que está ao seu redor relacionando com o conhecimento adquirido em sala de aula, assim terá embasamento suficiente para lhe dar com situações cotidianas. Grande parte das escolas alega a falta de recursos financeiros e estrutura física para oferecerem aos seus estudantes um laboratório de ciências e aulas experimentais com os devidos materiais e reagentes. Mesmo sem um laboratório devidamente equipado, as aulas experimentais podem ser realizadas dentro da própria sala de aula com materiais alternativos que são de fácil acesso e proporcionam aos estudantes uma visão mais motivada da química, incitando-os a investigar, analisar e interpretar todos os princípios representados nas aulas práticas na tentativa de melhorar o processo de ensino aprendizagem em química. Tendo em vista as dificuldades das instituições escolares e dos professores em utilizar a experimentação como metodologia de ensino, a desconexão e a descontextualização da química ao longo das séries, o objetivo desta monografia é mostrar a viabilidade e relevância das aulas experimentais com materiais alternativos, focando na área de orgânica, permitindo que os alunos tenham contato com essa área da química não só no terceiro ano, mas de forma prática, contextualizada e integrada as outras áreas da química no decorrer de todo o ensino médio. Dessa forma, a aprendizagem adquire um caráter mais significativo e o aluno passa a ter um perfil mais objetivo capaz de romper a barreira da dúvida em busca do ensino de qualidade.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Química da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciado em Química.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1422
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdelsonDias.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.