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dc.contributor.authorDIAS, Edelson de Jesus Sá-
dc.date.accessioned2017-09-11T12:25:26Z-
dc.date.available2017-09-11T12:25:26Z-
dc.date.issued2016-04-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1422-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Química da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciado em Química.pt_BR
dc.description.abstractApesar de ser uma ciência experimental, a química no ensino médio é tratada como puramente teórica e descontextualizada, dificultando a aprendizagem e despertando no aluno uma visão amedrontada e desmotivada sobre essa disciplina. Uma ótima alternativa para deixar o ensino de química em padrões aceitáveis é a utilização da experimentação unida à contextualização, afinal de contas, a química está por toda parte e o aluno precisa aprender a enxergar o que está ao seu redor relacionando com o conhecimento adquirido em sala de aula, assim terá embasamento suficiente para lhe dar com situações cotidianas. Grande parte das escolas alega a falta de recursos financeiros e estrutura física para oferecerem aos seus estudantes um laboratório de ciências e aulas experimentais com os devidos materiais e reagentes. Mesmo sem um laboratório devidamente equipado, as aulas experimentais podem ser realizadas dentro da própria sala de aula com materiais alternativos que são de fácil acesso e proporcionam aos estudantes uma visão mais motivada da química, incitando-os a investigar, analisar e interpretar todos os princípios representados nas aulas práticas na tentativa de melhorar o processo de ensino aprendizagem em química. Tendo em vista as dificuldades das instituições escolares e dos professores em utilizar a experimentação como metodologia de ensino, a desconexão e a descontextualização da química ao longo das séries, o objetivo desta monografia é mostrar a viabilidade e relevância das aulas experimentais com materiais alternativos, focando na área de orgânica, permitindo que os alunos tenham contato com essa área da química não só no terceiro ano, mas de forma prática, contextualizada e integrada as outras áreas da química no decorrer de todo o ensino médio. Dessa forma, a aprendizagem adquire um caráter mais significativo e o aluno passa a ter um perfil mais objetivo capaz de romper a barreira da dúvida em busca do ensino de qualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectExperimentos;pt_BR
dc.subjectQuímica Orgânica;pt_BR
dc.subjectMateriais Alternativos;pt_BR
dc.subjectEducação Básica;pt_BR
dc.subjectExperiments;pt_BR
dc.subjectOrganic chemistry;pt_BR
dc.subjectAlternative materials;pt_BR
dc.subjectBasic education.pt_BR
dc.titleEXPERIMENTOS DE QUÍMICA ORGÂNICA UTILIZANDO MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO.pt_BR
dc.title.alternativeEXPERIMENTS OF ORGANIC CHEMISTRY USING MATERIALS ALTERNATIVES FOR APPLICATION IN MIDDLE SCHOOL.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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