Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1428
Título: DETERMINAÇÃO DE METAIS EM BIODIESEL POR ESPECTROMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA EM CHAMA USANDO CINZAS SULFATADAS
Título(s) alternativo(s): DETERMINATION OF METALS IN BIODIESEL BY SPECTROMETRY OF ATOMIC ABSORPTION IN FLAME USING SULPHATED ASHES
Autor(es): SILVA, Raimunda Anésia Araújo Pinto
Palavras-chave: Biodiesel;
Tratamento de amostra;
Espectrometria de absorção atômica com chama;
Metais;
Biodiesel;
Samples digestion;
Flame atomic absorption spectrometry;
Metals.
Data do documento: 5-Mai-2015
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Tendo em vista que os metais sódio, potássio, cálcio e magnésio podem danificar a estabilidade do biodiesel, pois tendem a reagir com ésteres e produzir sabão, o presente trabalho teve como objetivo realizar um procedimento para digestão de amostras de biodiesel para determinação de metais em biodiesel por espectrometria de absorção atômica com chama (F-AAS) utilizando o preparo da amostra a partir das cinzas do biodiesel. Para o processo de digestão da amostra de biodiesel, foi utilizado o mesmo procedimento da norma NBR 6294 para determinação do teor de cinzas sulfatas, em seguida, fez-se a diluição destas cinzas com uma solução de HNO 3 10%, observando as variáveis de maior importância neste procedimento, tais como; volume dos reagentes e da amostra. Os teores de sódio, potássio, cálcio e magnésio no biodiesel de soja, foram 1,58 ± 0,03; 1,36 ± 0,08; 1,49± 0,34 e 1,37 ± 0,03 mg Kg-1 , respectivamente. O método de digestão proposto mostrou-se adequado para o preparo de amostras de biodiesel de soja, podendo ser aplicado para determinação destes metais por F AAS. A validação do método foi obtida através da comparação entre o método proposto no presente trabalho e os resultados fornecidos pelo boletim do Programa de Comparação Interlaboratorial em Biodiesel – PIB da 12ª edição de 2014. Os resultados obtidos pelo método proposto foram concordantes com os resultados do PIB, deste modo, o novo método é uma eficiente alternativa para a determinação de metais em biodiesel, além de suprir as deficiências apresentadas pelo método de diluição com solvente.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para a obtenção do grau de Licenciatura em Química.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1428
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RaimundaPinto.pdfTrabalho de Conclusão de Curso377,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.