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dc.contributor.authorSOUSA, Leonidas Esteves-
dc.date.accessioned2017-09-11T16:16:44Z-
dc.date.available2017-09-11T16:16:44Z-
dc.date.issued2015-07-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1430-
dc.description.abstractAtualmente no cenário da educação, temas relacionados ao Livro Didático no Ensino de Ciências têm sido frequentemente debatidos em trabalhos mencionados na literatura. Na presente pesquisa foi proposto como objetivo investigar a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos Livros Didáticos adotados no ensino médio por professores de Química com base no Programa Nacional do Livro Didático de um conjunto de escolas públicas estaduais da cidade de São Luís -Maranhão. Com isso, buscou-se vislumbrar a concepção de escolha e uso do livro didático pelos professores em química, perante a implementação dos novos paradigmas de educação para a sociedade atual, que exigem cada vez mais que o professor da Educação Básica tenha uma formação reflexiva que possibilite atender a demanda dos diferentes níveis e modalidades de ensino e às características individuais dos alunos. A proposta metodológica deste trabalho baseou-se na perspectiva de pesquisa qualitativa, fazendo uso de instrumentação própria da pesquisa qualitativa de educação através da análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, que foram tratados sob o esquema da metodologia de redes sistêmicas. A análise dos dados orientou-se com base no discurso dos novos paradigmas educacionais, nas orientações contidas em documentos legais que regem a educação brasileira, mediante implementação do Programa Nacional do Livro Didático, bem como as entrevistas semiestruturadas destinadas aos professores de química do ensino médio. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade da formação continuada que promova, dentre outras perspectivas, a reflexão sobre pontos importantes relacionadas à escolha e utilização do Livro Didático por professores atuantes na educação básica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático;pt_BR
dc.subjectLivro didático de química;pt_BR
dc.subjectProfessores de química;pt_BR
dc.subjectEscolha do livro didático;pt_BR
dc.subjectNational Textbook Program;pt_BR
dc.subjectTextbook of chemistry;pt_BR
dc.subjectChemistry teachers;pt_BR
dc.subjectChoose textbook.pt_BR
dc.titleA ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA: Parâmetros de Seleção Adotados por Professores de Química de um Conjunto de Escolas Públicas da Cidade de São Luís – Maranhãopt_BR
dc.title.alternativeTHE CHOICE OF THE TEACHING BOOK OF CHEMISTRY: Selection Parameters Adopted by Professors of Chemistry of a Set of Public Schools of the City of São Luís - Maranhãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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