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Título: A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA: Parâmetros de Seleção Adotados por Professores de Química de um Conjunto de Escolas Públicas da Cidade de São Luís – Maranhão
Título(s) alternativo(s): THE CHOICE OF THE TEACHING BOOK OF CHEMISTRY: Selection Parameters Adopted by Professors of Chemistry of a Set of Public Schools of the City of São Luís - Maranhão
Autor(es): SOUSA, Leonidas Esteves
Palavras-chave: Programa Nacional do Livro Didático;
Livro didático de química;
Professores de química;
Escolha do livro didático;
National Textbook Program;
Textbook of chemistry;
Chemistry teachers;
Choose textbook.
Data do documento: 7-Jul-2015
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Atualmente no cenário da educação, temas relacionados ao Livro Didático no Ensino de Ciências têm sido frequentemente debatidos em trabalhos mencionados na literatura. Na presente pesquisa foi proposto como objetivo investigar a respeito dos critérios de seleção e formas de utilização dos Livros Didáticos adotados no ensino médio por professores de Química com base no Programa Nacional do Livro Didático de um conjunto de escolas públicas estaduais da cidade de São Luís -Maranhão. Com isso, buscou-se vislumbrar a concepção de escolha e uso do livro didático pelos professores em química, perante a implementação dos novos paradigmas de educação para a sociedade atual, que exigem cada vez mais que o professor da Educação Básica tenha uma formação reflexiva que possibilite atender a demanda dos diferentes níveis e modalidades de ensino e às características individuais dos alunos. A proposta metodológica deste trabalho baseou-se na perspectiva de pesquisa qualitativa, fazendo uso de instrumentação própria da pesquisa qualitativa de educação através da análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, que foram tratados sob o esquema da metodologia de redes sistêmicas. A análise dos dados orientou-se com base no discurso dos novos paradigmas educacionais, nas orientações contidas em documentos legais que regem a educação brasileira, mediante implementação do Programa Nacional do Livro Didático, bem como as entrevistas semiestruturadas destinadas aos professores de química do ensino médio. Os resultados deste estudo apontam para a necessidade da formação continuada que promova, dentre outras perspectivas, a reflexão sobre pontos importantes relacionadas à escolha e utilização do Livro Didático por professores atuantes na educação básica.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1430
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

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