Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1437
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVEIRA JÚNIOR, Marcos Leite-
dc.date.accessioned2017-09-12T13:24:54Z-
dc.date.available2017-09-12T13:24:54Z-
dc.date.issued2015-05-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1437-
dc.descriptionMonografia Apresentada ao Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do Grau de Licenciado em Química.pt_BR
dc.description.abstractÉ de fundamental importância destacar o papel tedrico em uma ciência que em quase sua totalidade segue parâmetros experimentais, devido a esse fato é de suma necessidade a presença de um orientador com uso de praticas pedagógicas renovas, as quais simplifiquem e facilitem o processo de aprendizagem. Todos sabem o quanto é essencial a Química no nosso dia-a-dia, e este trabalho busca investigar o papel do PIBID na formação de novas e abrangentes metodologias de ensino. Como principal objetivo desse estudo foi ampliar e verificar o método utilizado por nossos educadores no programa de iniciação â docência, que tem como publico alvo alunos de ensino médio. Já que ficou evidenciado uma grande dificuldade em relação a disciplina. A pesquisa desencadeou-se em duas etapas, sendo a primeira realizada na escola da rede publica CEGEL, situada na capital maranhense e a segunda etapa na escola também participante da rede publica CEB, localizada na cidade balnearia de Bacabeira. Especificamente 60 alunos do EJA participaram do processo, onde em seguida aplicou-se um mini questionário de desempenho. A devida utilização de novos professores mostrou ser uma medida eficaz e interessante no quesito aprendizagem, onde se notou um bom grau de satisfação e aceitação por parte dos alunos se comparado a outras atmosferas ou campos de ensino.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectAprendizagem;pt_BR
dc.subjectPIBID;pt_BR
dc.subjectMétodo;pt_BR
dc.subjectQuímica;pt_BR
dc.subjectEnsino Médio;pt_BR
dc.subjectLearning;pt_BR
dc.subjectPIBID;pt_BR
dc.subjectMethod;pt_BR
dc.subjectChemistry;pt_BR
dc.subjectHigh School.pt_BR
dc.titleUM NOVO HORIZONTE NO ENSINO DE QUÍMICA: A FORMAÇÃO DE NOVOS EDUCADORES EM QUÍMICA E APLICAÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS DE ENSINO ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO COMPLEXO EDUCACIONAL BACABEIRENSE EM BACABEIRA - MA.pt_BR
dc.title.alternativeA NEW HORIZON IN CHEMISTRY EDUCATION: THE FORMATION OF NEW EDUCATORS IN CHEMISTRY AND APPLICATION OF NEW TEACHING TECHNIQUES THROUGH THE INSTITUTIONAL PROGRAM OF INITIATION BAGS TEACHING (PIBID) IN THE BACABEIRENSE EDUCATIONAL COMPLEX IN BACABEIRA - MA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Bacharelado) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcosLeiteSilveiraJúnior.pdfTrabalho de Conclusão de Curso32,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.