Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1437
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SILVEIRA JÚNIOR, Marcos Leite | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-12T13:24:54Z | - |
dc.date.available | 2017-09-12T13:24:54Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-26 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1437 | - |
dc.description | Monografia Apresentada ao Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do Grau de Licenciado em Química. | pt_BR |
dc.description.abstract | É de fundamental importância destacar o papel tedrico em uma ciência que em quase sua totalidade segue parâmetros experimentais, devido a esse fato é de suma necessidade a presença de um orientador com uso de praticas pedagógicas renovas, as quais simplifiquem e facilitem o processo de aprendizagem. Todos sabem o quanto é essencial a Química no nosso dia-a-dia, e este trabalho busca investigar o papel do PIBID na formação de novas e abrangentes metodologias de ensino. Como principal objetivo desse estudo foi ampliar e verificar o método utilizado por nossos educadores no programa de iniciação â docência, que tem como publico alvo alunos de ensino médio. Já que ficou evidenciado uma grande dificuldade em relação a disciplina. A pesquisa desencadeou-se em duas etapas, sendo a primeira realizada na escola da rede publica CEGEL, situada na capital maranhense e a segunda etapa na escola também participante da rede publica CEB, localizada na cidade balnearia de Bacabeira. Especificamente 60 alunos do EJA participaram do processo, onde em seguida aplicou-se um mini questionário de desempenho. A devida utilização de novos professores mostrou ser uma medida eficaz e interessante no quesito aprendizagem, onde se notou um bom grau de satisfação e aceitação por parte dos alunos se comparado a outras atmosferas ou campos de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | PIBID; | pt_BR |
dc.subject | Método; | pt_BR |
dc.subject | Química; | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio; | pt_BR |
dc.subject | Learning; | pt_BR |
dc.subject | PIBID; | pt_BR |
dc.subject | Method; | pt_BR |
dc.subject | Chemistry; | pt_BR |
dc.subject | High School. | pt_BR |
dc.title | UM NOVO HORIZONTE NO ENSINO DE QUÍMICA: A FORMAÇÃO DE NOVOS EDUCADORES EM QUÍMICA E APLICAÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS DE ENSINO ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO COMPLEXO EDUCACIONAL BACABEIRENSE EM BACABEIRA - MA. | pt_BR |
dc.title.alternative | A NEW HORIZON IN CHEMISTRY EDUCATION: THE FORMATION OF NEW EDUCATORS IN CHEMISTRY AND APPLICATION OF NEW TEACHING TECHNIQUES THROUGH THE INSTITUTIONAL PROGRAM OF INITIATION BAGS TEACHING (PIBID) IN THE BACABEIRENSE EDUCATIONAL COMPLEX IN BACABEIRA - MA. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Bacharelado) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarcosLeiteSilveiraJúnior.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 32,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.