Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1437
Título: | UM NOVO HORIZONTE NO ENSINO DE QUÍMICA: A FORMAÇÃO DE NOVOS EDUCADORES EM QUÍMICA E APLICAÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS DE ENSINO ATRAVÉS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO COMPLEXO EDUCACIONAL BACABEIRENSE EM BACABEIRA - MA. |
Título(s) alternativo(s): | A NEW HORIZON IN CHEMISTRY EDUCATION: THE FORMATION OF NEW EDUCATORS IN CHEMISTRY AND APPLICATION OF NEW TEACHING TECHNIQUES THROUGH THE INSTITUTIONAL PROGRAM OF INITIATION BAGS TEACHING (PIBID) IN THE BACABEIRENSE EDUCATIONAL COMPLEX IN BACABEIRA - MA. |
Autor(es): | SILVEIRA JÚNIOR, Marcos Leite |
Palavras-chave: | Aprendizagem; PIBID; Método; Química; Ensino Médio; Learning; PIBID; Method; Chemistry; High School. |
Data do documento: | 26-Mai-2015 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | É de fundamental importância destacar o papel tedrico em uma ciência que em quase sua totalidade segue parâmetros experimentais, devido a esse fato é de suma necessidade a presença de um orientador com uso de praticas pedagógicas renovas, as quais simplifiquem e facilitem o processo de aprendizagem. Todos sabem o quanto é essencial a Química no nosso dia-a-dia, e este trabalho busca investigar o papel do PIBID na formação de novas e abrangentes metodologias de ensino. Como principal objetivo desse estudo foi ampliar e verificar o método utilizado por nossos educadores no programa de iniciação â docência, que tem como publico alvo alunos de ensino médio. Já que ficou evidenciado uma grande dificuldade em relação a disciplina. A pesquisa desencadeou-se em duas etapas, sendo a primeira realizada na escola da rede publica CEGEL, situada na capital maranhense e a segunda etapa na escola também participante da rede publica CEB, localizada na cidade balnearia de Bacabeira. Especificamente 60 alunos do EJA participaram do processo, onde em seguida aplicou-se um mini questionário de desempenho. A devida utilização de novos professores mostrou ser uma medida eficaz e interessante no quesito aprendizagem, onde se notou um bom grau de satisfação e aceitação por parte dos alunos se comparado a outras atmosferas ou campos de ensino. |
Descrição: | Monografia Apresentada ao Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do Grau de Licenciado em Química. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1437 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Bacharelado) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MarcosLeiteSilveiraJúnior.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 32,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.