Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1440
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSÁ, Pablo Cleyton Coelho de-
dc.date.accessioned2017-09-12T14:04:06Z-
dc.date.available2017-09-12T14:04:06Z-
dc.date.issued2017-02-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1440-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Química da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de licenciado em Química.pt_BR
dc.description.abstractPara grande parte dos jovens brasileiros o estudo de Química se resume a e conteúdos difíceis, muito distantes de seus interesses mais imediatos e que, na opinião de alguns, “não servem para nada”. Para que ocorra efetivamente muda nça desse cenário, é preciso que haja uma ressignificação dos objetivos e sentidos da educação científica no contexto escolar. O objetivo deste trabalho é propor a utilização do tema “Posto de Combustível” para contextualizar conteúdos da disciplina Química no ensino médio dentro de uma abordagem ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente com vista à formação do aluno como cidadão crítico e consciente de sua atuação na sociedade. A metodologia envolveu 1) levantamento bibliográfico; 2) construção de uma sequencia didática com o tema Posto de Combustíveis e 3) elaboração de um livreto destinado a professores da disciplina Química no ensino médio com orientações sobre o uso d sequencia didática construída. O material elaborado contém fundamentação teórica sobre o tema, propostas de estratégia didático-pedagógicas e propostas de experimentos e pode ser utilizado por professores de ensino médio de Química.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectEnsino de Química;pt_BR
dc.subjectAbordagem temática;pt_BR
dc.subjectCombustíveis;pt_BR
dc.subjectChemistry Teaching;pt_BR
dc.subjectThematic approach;pt_BR
dc.subjectFuels.pt_BR
dc.titleUMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CTSA: uma sequência didática para o tema “Posto de Combustíveis”pt_BR
dc.title.alternativeA PROPOSAL FOR CHEMISTRY TEACHING THROUGH OF A CTSA APPROACH: a didactic sequence for the topic "Fuel Station"pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PabloDeSá.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.