Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1440
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SÁ, Pablo Cleyton Coelho de | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-12T14:04:06Z | - |
dc.date.available | 2017-09-12T14:04:06Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1440 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Química da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de licenciado em Química. | pt_BR |
dc.description.abstract | Para grande parte dos jovens brasileiros o estudo de Química se resume a e conteúdos difíceis, muito distantes de seus interesses mais imediatos e que, na opinião de alguns, “não servem para nada”. Para que ocorra efetivamente muda nça desse cenário, é preciso que haja uma ressignificação dos objetivos e sentidos da educação científica no contexto escolar. O objetivo deste trabalho é propor a utilização do tema “Posto de Combustível” para contextualizar conteúdos da disciplina Química no ensino médio dentro de uma abordagem ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente com vista à formação do aluno como cidadão crítico e consciente de sua atuação na sociedade. A metodologia envolveu 1) levantamento bibliográfico; 2) construção de uma sequencia didática com o tema Posto de Combustíveis e 3) elaboração de um livreto destinado a professores da disciplina Química no ensino médio com orientações sobre o uso d sequencia didática construída. O material elaborado contém fundamentação teórica sobre o tema, propostas de estratégia didático-pedagógicas e propostas de experimentos e pode ser utilizado por professores de ensino médio de Química. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química; | pt_BR |
dc.subject | Abordagem temática; | pt_BR |
dc.subject | Combustíveis; | pt_BR |
dc.subject | Chemistry Teaching; | pt_BR |
dc.subject | Thematic approach; | pt_BR |
dc.subject | Fuels. | pt_BR |
dc.title | UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CTSA: uma sequência didática para o tema “Posto de Combustíveis” | pt_BR |
dc.title.alternative | A PROPOSAL FOR CHEMISTRY TEACHING THROUGH OF A CTSA APPROACH: a didactic sequence for the topic "Fuel Station" | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Química (Licenciatura) do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PabloDeSá.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 1,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.