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http://hdl.handle.net/123456789/1447
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SANTOS, Ana Valéria Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-14T12:30:10Z | - |
dc.date.available | 2017-09-14T12:30:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1447 | - |
dc.description | Monografia apresentada a Coordenação do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como pré-requisito para a obtenção do título de Licenciado e Bacharelado em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivou-se neste estudo analisar a percepção dos alunos do segundo ano do ensino médio sobre os impactos ambientais que o Cerrado vem sofrendo e verificar as contribuições de atividades realizadas em espaços não-formais (trilha ecológica) para o desenvolvimento da sensibilização ambiental e formação crítica, acerca dessa problemática. O estudo aconteceu nos meses de abril a junho de 2017 em duas escolas públicas estaduais no município de Chapadinha – MA. Para realização deste estudo foi utilizada uma abordagem quali-quantitativa e o tipo de pesquisa foi a pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de atividades com questões abertas, obtendo um total de 115 produções textuais. As análises foram feitas utilizando os softwares Microsoft Office Excel e IRAMUTEQ. Sobre as ações antrópicas que afetam o bioma Cerrado os discentes de ambas as escolas citaram com maio r frequência o desmatamento e as queimadas. A análise da atividade final mostrou que os alunos da escola A apresentaram mais dificuldades, principalmente nas questões relacionadas à pecuária, a agricultura e ao assoreamento de rios, impactos basicamente presentes na realidade desses alunos. Os resultados obtidos com a Classificação Hierárquica Descendente, com a análise de similitude e com a nuvem de palavras mostraram uma ampliação da percepção dos alunos sobre os impactos ambientais, além disso, os resultados demonstraram como os ambientes escolares podem contribuir para a sensibilização sobre os problemas ambientais do Cerrado, pois desenvolveu nos alunos o sentimento de cuidado e ajudou-os a se reconhecer como parte integrante do meio ambiente, sendo assim, responsáveis pela sua conservação. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Ações antrópicas; | pt_BR |
dc.subject | Espaços não-formais; | pt_BR |
dc.subject | Conservação; | pt_BR |
dc.subject | Sensibilização ambiental; | pt_BR |
dc.subject | Anthropogenic actions; | pt_BR |
dc.subject | Non-formal spaces; | pt_BR |
dc.subject | Conservation; | pt_BR |
dc.subject | Environment awareness. | pt_BR |
dc.title | Percepção dos Discentes de Escolas de Ensino Médio Sobre os Impactos Ambientais no Cerrado, no Município de Chapadinha-Ma | pt_BR |
dc.title.alternative | Perception of High School Students on Environmental Impacts on Cerrado, in the Municipality of Chapadinha-Ma | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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AnaValériaSantos.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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