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dc.contributor.authorSANTOS, Ana Valéria Silva dos-
dc.date.accessioned2017-09-14T12:30:10Z-
dc.date.available2017-09-14T12:30:10Z-
dc.date.issued2017-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1447-
dc.descriptionMonografia apresentada a Coordenação do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como pré-requisito para a obtenção do título de Licenciado e Bacharelado em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.description.abstractObjetivou-se neste estudo analisar a percepção dos alunos do segundo ano do ensino médio sobre os impactos ambientais que o Cerrado vem sofrendo e verificar as contribuições de atividades realizadas em espaços não-formais (trilha ecológica) para o desenvolvimento da sensibilização ambiental e formação crítica, acerca dessa problemática. O estudo aconteceu nos meses de abril a junho de 2017 em duas escolas públicas estaduais no município de Chapadinha – MA. Para realização deste estudo foi utilizada uma abordagem quali-quantitativa e o tipo de pesquisa foi a pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de atividades com questões abertas, obtendo um total de 115 produções textuais. As análises foram feitas utilizando os softwares Microsoft Office Excel e IRAMUTEQ. Sobre as ações antrópicas que afetam o bioma Cerrado os discentes de ambas as escolas citaram com maio r frequência o desmatamento e as queimadas. A análise da atividade final mostrou que os alunos da escola A apresentaram mais dificuldades, principalmente nas questões relacionadas à pecuária, a agricultura e ao assoreamento de rios, impactos basicamente presentes na realidade desses alunos. Os resultados obtidos com a Classificação Hierárquica Descendente, com a análise de similitude e com a nuvem de palavras mostraram uma ampliação da percepção dos alunos sobre os impactos ambientais, além disso, os resultados demonstraram como os ambientes escolares podem contribuir para a sensibilização sobre os problemas ambientais do Cerrado, pois desenvolveu nos alunos o sentimento de cuidado e ajudou-os a se reconhecer como parte integrante do meio ambiente, sendo assim, responsáveis pela sua conservação.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectAções antrópicas;pt_BR
dc.subjectEspaços não-formais;pt_BR
dc.subjectConservação;pt_BR
dc.subjectSensibilização ambiental;pt_BR
dc.subjectAnthropogenic actions;pt_BR
dc.subjectNon-formal spaces;pt_BR
dc.subjectConservation;pt_BR
dc.subjectEnvironment awareness.pt_BR
dc.titlePercepção dos Discentes de Escolas de Ensino Médio Sobre os Impactos Ambientais no Cerrado, no Município de Chapadinha-Mapt_BR
dc.title.alternativePerception of High School Students on Environmental Impacts on Cerrado, in the Municipality of Chapadinha-Mapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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