Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1447
Título: | Percepção dos Discentes de Escolas de Ensino Médio Sobre os Impactos Ambientais no Cerrado, no Município de Chapadinha-Ma |
Título(s) alternativo(s): | Perception of High School Students on Environmental Impacts on Cerrado, in the Municipality of Chapadinha-Ma |
Autor(es): | SANTOS, Ana Valéria Silva dos |
Palavras-chave: | Ações antrópicas; Espaços não-formais; Conservação; Sensibilização ambiental; Anthropogenic actions; Non-formal spaces; Conservation; Environment awareness. |
Data do documento: | 27-Jul-2017 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | Objetivou-se neste estudo analisar a percepção dos alunos do segundo ano do ensino médio sobre os impactos ambientais que o Cerrado vem sofrendo e verificar as contribuições de atividades realizadas em espaços não-formais (trilha ecológica) para o desenvolvimento da sensibilização ambiental e formação crítica, acerca dessa problemática. O estudo aconteceu nos meses de abril a junho de 2017 em duas escolas públicas estaduais no município de Chapadinha – MA. Para realização deste estudo foi utilizada uma abordagem quali-quantitativa e o tipo de pesquisa foi a pesquisa-ação. Os dados foram coletados através de atividades com questões abertas, obtendo um total de 115 produções textuais. As análises foram feitas utilizando os softwares Microsoft Office Excel e IRAMUTEQ. Sobre as ações antrópicas que afetam o bioma Cerrado os discentes de ambas as escolas citaram com maio r frequência o desmatamento e as queimadas. A análise da atividade final mostrou que os alunos da escola A apresentaram mais dificuldades, principalmente nas questões relacionadas à pecuária, a agricultura e ao assoreamento de rios, impactos basicamente presentes na realidade desses alunos. Os resultados obtidos com a Classificação Hierárquica Descendente, com a análise de similitude e com a nuvem de palavras mostraram uma ampliação da percepção dos alunos sobre os impactos ambientais, além disso, os resultados demonstraram como os ambientes escolares podem contribuir para a sensibilização sobre os problemas ambientais do Cerrado, pois desenvolveu nos alunos o sentimento de cuidado e ajudou-os a se reconhecer como parte integrante do meio ambiente, sendo assim, responsáveis pela sua conservação. |
Descrição: | Monografia apresentada a Coordenação do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como pré-requisito para a obtenção do título de Licenciado e Bacharelado em Ciências Biológicas. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1447 |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaValériaSantos.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.