Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1448
Título: INFLUÊNCIA DA COBERTURA VEGETAL SOBRE O PADRÃO DE ATIVIDADE DE DINOPONERA GIGANTEA (PERTY) 1833 HYMENOPTERA: FORMICIDAE NA ESTAÇÃO SECA EM UMA ÁREA DE CERRADO LESTE DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): INFLUENCE OF VEGETABLE COVERAGE ON THE STANDARD OF GIGANTEA DINOPONERA ACTIVITY (PERTY) 1833 HYMENOPTERA: FORMICIDAE IN THE DRY SEASON IN AN EAST CLOSED AREA OF MARANHÃO
Autor(es): CARDOSO, Illara Barros
Palavras-chave: Temperatura;
Umidade;
Ninho;
Forrageamento.
Temperature;
Humidity;
Nest;
Foraging.
Data do documento: 27-Jul-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Neste estudo foi avaliado o efeito da cobertura vegetal no tempo de atividade fora do ninho de Dinoponera gigantea, no município de Chapadinha-MA, entre os meses de outubro e novembro de 2015. Selecionou-se quatro ninhos de D. gigantea com auxílio de iscas (sardinhas e mel). O experimento foi conduzido em duas fases. Na primeira fase as formigas foram observadas sob condições naturais ou com cobertura vegetal nativa, iniciando das 6:00 horas até às 18:00 horas, com quatro repetições em cada ninho; e a segunda fase os mesmos ninhos foram expostos a 12 horas de insolação iniciando das 6:00 horas até às 18:00 horas, com quatro repetições para cada nin ho. Foi retirada uma parte da cobertura vegetal sendo somente o necessário para expor os ninhos ao sol nascente e poente. Em cada ninho as observações foram feitas a cada dez minutos, com intervalo de cinco minutos, em um total de quatro observações de dez minutos em uma hora. Foi observado durante cada período de dez minutos o número de formigas que saíram e que entraram no formigueiro a fim de testar a hipótese de que a temperatura e a umidade estão relacionadas à atividade de forrageio da D.gigantea. O resultado obtido foi que a atividade é mais intensa ao amanhecer e ao final da tarde, e que esses fatores estão relacionados à temperatura e a umidade, já que nas primeiras horas do dia e no período crepuscular a umidade está alta enquanto, a temperatura média do ar é menor.
Descrição: Monografia apresentada ao Colegiado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel/Licenciatura em Ciências Biológicas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1448
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IllaraCardoso.pdfTrabalho de Conclusão de Curso685,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.