Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1449
Título: HORÁRIO DE FORRAGEAMENTO DE Dinoponera gigantea PERTY, 1833 (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) EM UMA ÁREA DE CERRADO, NORDESTE DO BRASIL, DURANTE O PERÍODO CHUVOSO
Título(s) alternativo(s): FORTRESSING SCHEDULE OF Dinoponera gigantea PERTY, 1833 (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) IN A CLOSED AREA, NORTHEAST OF BRAZIL, DURING THE RAINY PERIOD
Autor(es): GARRETO, Jéssica Silva
Palavras-chave: Forrageio;
Ponerinae;
Temperatura;
Cerrado;
Foraging;
Ponerinae;
Temperature;
Cerrado.
Data do documento: 26-Jul-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: As formigas como demais animais precisam de energia diariamente para manter suas funções vitais. A atividade realizada para suprimento de energia é denominada forrageamento que consiste na exploração de uma determinada área para obtenção de recursos alimentares. O tempo de atividade fora do ninho reservado ao forrageio pode ser perene ou intermitente, de modo que o tempo de permanência fora ou dentro do ninho pode ser afetado pela oferta de recursos e fatores climáticos. Estudos envolvendo o tempo de atividade de Dinoponera gigantea acrescentam informações sobre a biologia desta espécie para região do Cerrado. Neste sentido este trabalho tem como objetivo analisar o tempo de atividade fora do ninho realizado por D. gigantea e correlaciona-lo com temperatura e umidade ao nível do solo, durante o período chuvoso, na região de Cerrado localizado no leste do Estado do Maranhão, Brasil. Para realização deste estudo foram selecionados 4 ninhos de D. gigantea. Os ninhos foram identificados com auxílio de iscas (sardinhas e mel). Foi utilizado o método de varredura para a realização de 4 observações em cada ninho no decorrer de 12 horas diárias. Adicionalmente foram coletados dados de umidade e temperatura com auxílio de um termohigrômetro a cada 30 minutos. Os dados obtidos foram comparados, considerando as diferentes horas de observações, possibilitando identificar um padrão de zonação temporal que define os períodos do dia com maior atividade de D. gigantea fora do ninho. Os resultados mostraram que a temperatura e umidade são variáveis ambientais que influenciam no tempo de atividade fora do ninho de D. gigantea durante o período chuvoso. Os horários com maior intensidade de atividade fora do ninho foram registrados nas primeiras e ultimas horas do dia, seguindo de forma constante durante a noite.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Bacharela/Licenciada em Ciências Biológicas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1449
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JéssicaSilvaGarreto.pdfTrabalho de Conclusão de Curso666,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.