Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1454
Título: FORMICINAE (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) DO SEMIÁRIDO À PREAMAZÔNIA
Título(s) alternativo(s): FORMICINAE (HYMENOPTERA: FORMICIDAE) FROM SEMIÁRIDO PREAMAZÔNIA
Autor(es): FARIAS, Ricardo Soares Arouche
Palavras-chave: Caatinga;
Cerrado;
Diversidade;
Formigas;
Caatinga;
Cerrado;
Diversity;
Ants.
Data do documento: 10-Jul-2017
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: As formigas compõem uma parte significativa da biomassa nos ecossistemas tropicais. A subfamília Formicinae é uma das mais diversas. Esta subfamília apresenta maior riqueza de espécies para o gênero Camponotus. Estudos sobre a diversidade de formigas na região são escassos sobretudo em ambientes naturais. Portanto, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as espécies de formigas da subfamília Formicinae na zona de transição que compreende os biomas Caatinga, Cerrado e o limite oriental da Amazônia Legal e verificar a associação dessas formigas aos pedoambientes da área de estudo. A coleta das formigas foi realizada em 17 sítios amostrais nos estados do Piauí e Maranhão. Para coletar as formigas utilizou-se iscas carboidráticas (pão e mel) e proteicas (sardinha). Foram coletados 419 espécimes de formigas da subfamília Formicinae, distribuídos em duas tribos, dois gêneros e 12 espécies. Dos gêneros amostrados o mais rico foi Camponotus com 11 espécies. As espécies mais frequentes foram Camponotus arboreus e Camponotus cameranoi. A proximidade com a Amazônia Legal proporcionou maior diversidade. Contudo, em relação a ocorrência de formigas, foi observada a maior similaridade entre a pedopaisagem NeossoloCaatinga e a pedopaisagem Latossolo-Cerrado. O presente estudo apresenta a primeira lista de espécies da subfamília Formicinae para a região e mostra associações destas formigas com fatores ecológicos relacionados a cobertura vegetal e tipo de solo.
Descrição: Monografia apresentada ao Colegiado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1454
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RicardoFarias.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.