Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFARIAS, Anailda Tertulino-
dc.date.accessioned2017-09-14T13:52:56Z-
dc.date.available2017-09-14T13:52:56Z-
dc.date.issued2017-07-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1455-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como requisito para a obtenção do grau de Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractO Estágio Curricular Supervisionado constitui uma etapa fundamental no processo de formação inicial de professores de ciências e biologia, pois oportuniza ao discente testar e refletir os conhecimentos incorporados ao longo da graduação . Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar o papel do estágio supervisionado na formação docente a partir da percepção dos estagiários do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Campus IV. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem quanti-qualitativa, a qual utilizou como procedimento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada junto aos sujeitos pesquisados tidos como estagiários do período de 2016.2 do referido curso . Dos 62 discentes que estavam matriculados no Estágio Prático no Ensino de Ciências e Estágio Prático no Ensino de Biologia e foram contatados, 55 participaram efetivamente, em seguida foi feita a análise do conteúdo das entrevistas. Os resultados revelam que para a maioria dos estagiários o papel do estágio reside em conhecer a realidade escolar e se preparar para desempenhar futuramente a carreira docente. Além disso, reconhecem a importância do planejamento antes de iniciar o estágio, da supervisão para o aperfeiçoamento das atividades em sala de aula, e também que o estágio deve promover a superação da dicotomia entre teoria e prática. Em suma, esta pesquisa possibilitou conhecer a percepção do estagiário a respeito da sua vivência durante o estágio supervisionado na licenciatura, e expectativas quanto ao futuro exercício na docência. Espera-se que os resultados aqui obtidos possam servir como suporte para o desenvolvimento de outros estudos, e um meio sina lizador, no sentido repensar e remodelar alguns aspectos da atual configuração dos Estágios Supervisionados ofertados pelo curso de Ciências Biológicas do campus de Chapadinha.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectEstágio prático;pt_BR
dc.subjectFormação inicial;pt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências;pt_BR
dc.subjectEnsino de Biologia;pt_BR
dc.subjectPractical stage;pt_BR
dc.subjectInitial formation;pt_BR
dc.subjectScience teaching;pt_BR
dc.subjectTeaching of Biology.pt_BR
dc.titleA PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFMA EM CHAPADINHA – MA, BRASILpt_BR
dc.title.alternativeTHE DISCERNING PERCEPTION ABOUT THE STAGE SUPERVISED IN DEGREE OF THE BIOLOGICAL SCIENCE COURSE OF UFMA IN CHAPADINHA - MA, BRAZILpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaildaFarias.pdfTrabalho de Conclusão de Curso314,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.