Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1455
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FARIAS, Anailda Tertulino | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-14T13:52:56Z | - |
dc.date.available | 2017-09-14T13:52:56Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-21 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1455 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como requisito para a obtenção do grau de Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | O Estágio Curricular Supervisionado constitui uma etapa fundamental no processo de formação inicial de professores de ciências e biologia, pois oportuniza ao discente testar e refletir os conhecimentos incorporados ao longo da graduação . Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi analisar o papel do estágio supervisionado na formação docente a partir da percepção dos estagiários do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Campus IV. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem quanti-qualitativa, a qual utilizou como procedimento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada junto aos sujeitos pesquisados tidos como estagiários do período de 2016.2 do referido curso . Dos 62 discentes que estavam matriculados no Estágio Prático no Ensino de Ciências e Estágio Prático no Ensino de Biologia e foram contatados, 55 participaram efetivamente, em seguida foi feita a análise do conteúdo das entrevistas. Os resultados revelam que para a maioria dos estagiários o papel do estágio reside em conhecer a realidade escolar e se preparar para desempenhar futuramente a carreira docente. Além disso, reconhecem a importância do planejamento antes de iniciar o estágio, da supervisão para o aperfeiçoamento das atividades em sala de aula, e também que o estágio deve promover a superação da dicotomia entre teoria e prática. Em suma, esta pesquisa possibilitou conhecer a percepção do estagiário a respeito da sua vivência durante o estágio supervisionado na licenciatura, e expectativas quanto ao futuro exercício na docência. Espera-se que os resultados aqui obtidos possam servir como suporte para o desenvolvimento de outros estudos, e um meio sina lizador, no sentido repensar e remodelar alguns aspectos da atual configuração dos Estágios Supervisionados ofertados pelo curso de Ciências Biológicas do campus de Chapadinha. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Estágio prático; | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial; | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências; | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia; | pt_BR |
dc.subject | Practical stage; | pt_BR |
dc.subject | Initial formation; | pt_BR |
dc.subject | Science teaching; | pt_BR |
dc.subject | Teaching of Biology. | pt_BR |
dc.title | A PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LICENCIATURA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFMA EM CHAPADINHA – MA, BRASIL | pt_BR |
dc.title.alternative | THE DISCERNING PERCEPTION ABOUT THE STAGE SUPERVISED IN DEGREE OF THE BIOLOGICAL SCIENCE COURSE OF UFMA IN CHAPADINHA - MA, BRAZIL | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AnaildaFarias.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 314,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.