Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1464
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Regilane Lima da-
dc.date.accessioned2017-09-14T15:56:54Z-
dc.date.available2017-09-14T15:56:54Z-
dc.date.issued2017-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1464-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel e Licenciatura em ciências Biológicas sob a orientação da Profª. Drª. Andréa Martins Cantanhedept_BR
dc.description.abstractNa educação ambiental é fundamental a compreensão de como as crianças percebem e representam o ambiente em que vivem, estabelecendo relações de afetividade e contribuindo para modificação de valores e atitudes. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção ambiental por meio de desenhos produzidos por alunos do ensino fundamental de uma escola da zona rural, no entorno da Unidade de Conservação Federal, RESEX Chapada Limpa, Chapadinha-MA. Foram analisados 66 desenhos de alunos do 6º e 7º ano e identificadas 430 representações, a maioria concreta s e de elementos naturais. Os desenhos das alunas apresentaram maior riqueza de representações. Considerando que toda atividade humana está enraizada em um contexto, as significações dos desenhos demonstraram a relação dos estudantes com o seu espaço natural e social, elementos fundamentais na mediação e elaboração do conhecimento que compreenda as intervenções que o homem faz no seu ambiente natural e histórico.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectEducação Ambiental;pt_BR
dc.subjectRepresentações;pt_BR
dc.subjectSensibilização;pt_BR
dc.subjectEnvironmental Education;pt_BR
dc.subjectRepresentations;pt_BR
dc.subjectSensitization.pt_BR
dc.titleANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL, POR MEIO DE DESENHOS, DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NUMA ESCOLA DA ZONA RURAL, CHAPADINHA-MApt_BR
dc.title.alternativeANALYSIS OF ENVIRONMENTAL PERCEPTION, BY DESIGN, OF STUDENTS OF FUNDAMENTAL TEACHING IN A SCHOOL OF THE RURAL AREA, CHAPADINHA-MApt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RegilaneSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso876,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.