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dc.contributor.authorBARBOSA, Robert Lima-
dc.date.accessioned2017-09-14T16:04:09Z-
dc.date.available2017-09-14T16:04:09Z-
dc.date.issued2017-07-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1465-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Colegiado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas.pt_BR
dc.description.abstractO acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais ao ensino superior público tem revelado a necessidade emergencial em trazer ao debate o processo de atendimento acadêmico deste grupo, oferecendo condições mínimas de ingresso e permanência destes no meio universitário. Nesta perspectiva, a pesquisa investiga as principais dificuldades, motivações e contribuições dos universitários que influenciaram no ingresso ao Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA). A metodologia de pesquisa é qualitativa e a análise dos itinerários de vida desses acadêmicos levou em conta um questionário semiestruturado subdividido em quatro categorias: o reconhecimento dado pelos sujeitos às suas famílias, os entraves e avanços no fazer inclusivo, as contribuições dos sujeitos para a qualificação das práticas inclusivas em educação e a inclusão no ensino superior. O conteúdo das respostas foi submetido à análise no software IRAMUTEQ (Análise de similitude e a Nuvem de palavras). Foram identificados nos últimos 10 anos, nove universitários com deficiência, em três dos quatro cursos do CCAA/UFMA. Quatro estudantes aceitaram participar da pesquisa e revelaram que todos estudaram em escolas regulares. Destacam o papel da família, principalmente a mãe, e dos professores como motivadores na vida escolar. Revelaram que existem algumas restrições aos acessos que dificultam a participação de forma integral nas atividades de formação profissional. É importante que na realização das políticas públicas na perspectiva dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência sempre leve em consideração o princípio da igualdade, que garanta uma postura inclusiva por parte das instituições de ensino superior.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectUFMA;pt_BR
dc.subjectEnsino superior;pt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência;pt_BR
dc.subjectPolíticas públicas.pt_BR
dc.titleA TRAJETÓRIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: Relatos de vida sobre as dificuldades e expectativas para o ingresso e permanência no Ensino Superiorpt_BR
dc.title.alternativeTHE TRAJECTORY OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN REGULAR EDUCATION: Life reports on the difficulties and expectations for joining and staying in the Higher educationpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha

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