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http://hdl.handle.net/123456789/1465
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | BARBOSA, Robert Lima | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-14T16:04:09Z | - |
dc.date.available | 2017-09-14T16:04:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1465 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Colegiado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, como pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel e Licenciatura em Ciências Biológicas. | pt_BR |
dc.description.abstract | O acesso dos alunos com necessidades educacionais especiais ao ensino superior público tem revelado a necessidade emergencial em trazer ao debate o processo de atendimento acadêmico deste grupo, oferecendo condições mínimas de ingresso e permanência destes no meio universitário. Nesta perspectiva, a pesquisa investiga as principais dificuldades, motivações e contribuições dos universitários que influenciaram no ingresso ao Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Federal do Maranhão (CCAA/UFMA). A metodologia de pesquisa é qualitativa e a análise dos itinerários de vida desses acadêmicos levou em conta um questionário semiestruturado subdividido em quatro categorias: o reconhecimento dado pelos sujeitos às suas famílias, os entraves e avanços no fazer inclusivo, as contribuições dos sujeitos para a qualificação das práticas inclusivas em educação e a inclusão no ensino superior. O conteúdo das respostas foi submetido à análise no software IRAMUTEQ (Análise de similitude e a Nuvem de palavras). Foram identificados nos últimos 10 anos, nove universitários com deficiência, em três dos quatro cursos do CCAA/UFMA. Quatro estudantes aceitaram participar da pesquisa e revelaram que todos estudaram em escolas regulares. Destacam o papel da família, principalmente a mãe, e dos professores como motivadores na vida escolar. Revelaram que existem algumas restrições aos acessos que dificultam a participação de forma integral nas atividades de formação profissional. É importante que na realização das políticas públicas na perspectiva dos Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência sempre leve em consideração o princípio da igualdade, que garanta uma postura inclusiva por parte das instituições de ensino superior. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | UFMA; | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior; | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência; | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas. | pt_BR |
dc.title | A TRAJETÓRIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO REGULAR: Relatos de vida sobre as dificuldades e expectativas para o ingresso e permanência no Ensino Superior | pt_BR |
dc.title.alternative | THE TRAJECTORY OF PEOPLE WITH DISABILITIES IN REGULAR EDUCATION: Life reports on the difficulties and expectations for joining and staying in the Higher education | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC de Graduação em Ciências Biológicas do Campus de Chapadinha |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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