Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1468
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSILVA, Anderson Rafael-
dc.date.accessioned2017-09-18T14:01:29Z-
dc.date.available2017-09-18T14:01:29Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1468-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso em Ciências para obtenção do título de Licenciatura em Filosofia da UFMA.pt_BR
dc.description.abstractO iluminismo, em linha geral, fora um movimento intelectual do século XVIII caracterizado pela valorização da razão humana, esta capaz de explicar as realidades no campo natural, moral, político e jurídico. Reconhece-se o sentido da História enquanto um espaço dotado de inteligibilidade, que elaboraria um caminho para uma nova sociedade capaz de dá ao homem sua verdadeira felicidade, crença na perfectibilidade e progresso enquanto condições necessárias para o sucesso da humanidade. Em contrapartida, Rousseau dará a História um sentido de desenvolvimento do mal pela sociedade, onde o progresso não permitiria ao homem a verdadeira liberdade, mas sim uma alteração em sua humanidade que o afastaria de sua origem (o estado de natureza) e formaria uma trajetória marcada pela corrupção moral, política e econômica. Visão da sociedade, cuja estrutura global (propriedade, magistratura e despotismo) constitui os passos da humanidade em sua evolução intelectual, social, política e econômica e que determinariam as causas das quais procede à degradação moral e a desigualdade. Processo de decadência que uma vez desencadeado, não poderá ser revertido, impossibilitando qualquer ideia de retorno. É nesse sentido que o filósofo procura reconstruir racionalmente a história, utilizando os fatos apenas para estabelecer leis e princípios gerais sobre as sociedades humanas, sendo possível se fazer julgamento da história. É neste método, que ao procurar dar explicações racionais dos fatos, que se encontra a filosofia da história em Rousseau. Fundamentada pela categoria da antropologia que adquire uma feição de uma filosofia da história inspirada nos pressupostos epistemológicos da ciência do direito natural, colocando o homem como ser dotado de capacidade de aperfeiçoar-se (linguagem, razão e amor-próprio) e que, portanto, capaz de ser criador do seu próprio mundo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectEstado de Natureza;pt_BR
dc.subjectPerfectibilidade;pt_BR
dc.subjectFilosofia da Históriapt_BR
dc.subjectState of Nature;pt_BR
dc.subjectPerfectibility;pt_BR
dc.subjectPhilosophy of History.pt_BR
dc.titleUMA FILOSOFIA DA HISTÓRIA EM ROUSSEAUpt_BR
dc.title.alternativeA PHILOSOPHY OF HISTORY IN ROUSSEAUpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndersonRafaelSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso334,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.