Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1471
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MARTINS, Dyêgo Marinho | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T11:33:39Z | - |
dc.date.available | 2017-09-19T11:33:39Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1471 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Licenciatura em Filosofia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Análise estética do belo e do grotesco no filme Salò ou os 120 dias de Sodoma (Salò o l e 120 giornate di Sodoma, 1975), dirigido por Pier Paolo Pasolini. Tendo por base as contribuições de Wolfgang Kayser, na temática do grotesco e de Adolfo Sánchez Vázq uez , na análise do belo, a abordagem transcorre através da análise do efeito estético que o filme pode causar no espectador. O texto busca caracterizar o sentido do filme co mo realizável apenas na recepção (no sentido proposto por Wolfgang Iser), a partir da interlocução entre os elementos do belo e do grotesco, associados às idéias de catarse (Hans Robert Jauss) e desconforto (Fre deric Jameson). Nesse sentido, também são abordados aspectos do pensamento de Pasolini e a crítica do cineasta às formas de poder e consumismo, bem como sua tentativa de propor, através de uma obra sensorialmente perturbadora e tematicamente complexa, um cinema “impopular” como reação ao cinema comercial, de pouca qualidade técnica e criatividade. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Belo; | pt_BR |
dc.subject | Grotesco; | pt_BR |
dc.subject | Efeito estético; | pt_BR |
dc.subject | Catarse; | pt_BR |
dc.subject | Desconforto; | pt_BR |
dc.subject | Beauty; | pt_BR |
dc.subject | Grotesque; | pt_BR |
dc.subject | Aesthetic effect; | pt_BR |
dc.subject | Catharsis | pt_BR |
dc.subject | Discomfort. | pt_BR |
dc.title | A ESTÉTICA DA NÁUSEA: O belo e o grotesco no filme Salò o le 120 Giornate di Sodoma, de Pier Paolo Pasolini | pt_BR |
dc.title.alternative | THE AESTHETIC OF NAUSEA: The beautiful and the grotesque in the movie Salò o le 120 Giornate di Sodoma by Pier Paolo Pasolini | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DyêgoMartins.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 3,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.