Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1471
Título: A ESTÉTICA DA NÁUSEA: O belo e o grotesco no filme Salò o le 120 Giornate di Sodoma, de Pier Paolo Pasolini
Título(s) alternativo(s): THE AESTHETIC OF NAUSEA: The beautiful and the grotesque in the movie Salò o le 120 Giornate di Sodoma by Pier Paolo Pasolini
Autor(es): MARTINS, Dyêgo Marinho
Palavras-chave: Belo;
Grotesco;
Efeito estético;
Catarse;
Desconforto;
Beauty;
Grotesque;
Aesthetic effect;
Catharsis
Discomfort.
Data do documento: 12-Jan-2015
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Análise estética do belo e do grotesco no filme Salò ou os 120 dias de Sodoma (Salò o l e 120 giornate di Sodoma, 1975), dirigido por Pier Paolo Pasolini. Tendo por base as contribuições de Wolfgang Kayser, na temática do grotesco e de Adolfo Sánchez Vázq uez , na análise do belo, a abordagem transcorre através da análise do efeito estético que o filme pode causar no espectador. O texto busca caracterizar o sentido do filme co mo realizável apenas na recepção (no sentido proposto por Wolfgang Iser), a partir da interlocução entre os elementos do belo e do grotesco, associados às idéias de catarse (Hans Robert Jauss) e desconforto (Fre deric Jameson). Nesse sentido, também são abordados aspectos do pensamento de Pasolini e a crítica do cineasta às formas de poder e consumismo, bem como sua tentativa de propor, através de uma obra sensorialmente perturbadora e tematicamente complexa, um cinema “impopular” como reação ao cinema comercial, de pouca qualidade técnica e criatividade.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Licenciatura em Filosofia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1471
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DyêgoMartins.pdfTrabalho de Conclusão de Curso3,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.