Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1474
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | TORRES, Camila Raissa Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T12:54:17Z | - |
dc.date.available | 2017-09-19T12:54:17Z | - |
dc.date.issued | 2015-01-05 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1474 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, em cumprimento às exigências para a conclusão do curso. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda o problema da educação segundo a perspectiva do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, visando ressaltar, a partir das obras Conferências sobre a educação, III Intempestiva: Schopenhauer como educador, Humano, Demasiado Humano, Assim Falava Zaratustra, Considerações extemporâneas, em que consiste o problema da educação dentro da Alemanha Moderna. Para tanto, foi necessário não tão somente a analise das obras, mas de todo contexto social em que o filósofo estava inserido, pois apesar de se tratar de obras da Modernidade, Nietzsche (2003) realiza o resgate de muitas das características educacionais da Grécia Antiga e a cultura Grega, características essas que possibilitam o direcionamento para uma proposta educacional inovadora. Portanto, o trabalho esboça, primeiramente, as criticas realizadas pelo filósofo aos estabelecimentos de ensino da modernidade, em seguida, apresenta a proposta educacional sugerida por Nietzsche na obra Conferências sobre a educação e por ultimo a importância do papel do educador, dentro desse novo modelo educacional, analisada na obra III Intempestiva: Schopenhauer como educador. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Educação; | pt_BR |
dc.subject | Modernidade; | pt_BR |
dc.subject | Friedrich Nietzsche; | pt_BR |
dc.subject | Modelo educacional. | pt_BR |
dc.subject | Education; | pt_BR |
dc.subject | Modernity; | pt_BR |
dc.subject | Friedrich Nietzsche; | pt_BR |
dc.subject | Educational model. | pt_BR |
dc.title | A PROBLEMÁTICA DA EDUCAÇÃO SEGUNDO O FILOSOFO MODERNO FRIEDRICH NIETZSCHE | pt_BR |
dc.title.alternative | THE PROBLEM OF EDUCATION ACCORDING TO THE MODERN PHILOSOPHER FRIEDRICH NIETZSCHE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CamilaTorres.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 337,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.