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http://hdl.handle.net/123456789/1475
Título: | O ENSINO DE FILOSOFIA NO QUILOMBO DE DAMÁSIO, GUIMARÃES MA: Uma educação voltada para a construção da identidade. |
Título(s) alternativo(s): | THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE QUILOMBO DE DAMASIO, GUIMARÃES MA: An education focused on the construction of identity. |
Autor(es): | FERREIRA, Samara Dias |
Palavras-chave: | Filosofia; Ensino; Comunidades quilombolas; Philosophy; Teaching; Traditional communities. |
Data do documento: | 13-Jan-2014 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | O presente estudo lança uma reflexão sobre o ensino da Filos ofia em comunidades quilombolas, estabelecendo uma relação sobre como a abordagem pedagógica da disciplina de Filosofia pode ser conduzida no ensino de alunos então inseridos em conhecimentos e princípios educacionais . Para observar esse processo, o estudo considerou uma experiência de ensino da Filosofia entre crianças e adolescentes residentes no Quilombo de Damásio, no município maranhense de Guimarães. Metodologicamente, a pesquisa consistiu de uma etapa, onde os alu nos foram acompanhados dentro de um processo pedagógico, para depois serem submetidos a uma entrevista, em que os mesmos foram questionados sobre a percepção deles sobre o significado e função da Filosofia e sobre como esse conhecimento pode contribuir para sua percepção de mundo. |
Descrição: | Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão como requisito para obtenção do título de licenciatura em Filosofia. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1475 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
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SamaraDiasFerreira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 970,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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