Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1475
Título: O ENSINO DE FILOSOFIA NO QUILOMBO DE DAMÁSIO, GUIMARÃES MA: Uma educação voltada para a construção da identidade.
Título(s) alternativo(s): THE TEACHING OF PHILOSOPHY IN THE QUILOMBO DE DAMASIO, GUIMARÃES MA: An education focused on the construction of identity.
Autor(es): FERREIRA, Samara Dias
Palavras-chave: Filosofia;
Ensino;
Comunidades quilombolas;
Philosophy;
Teaching;
Traditional communities.
Data do documento: 13-Jan-2014
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: O presente estudo lança uma reflexão sobre o ensino da Filos ofia em comunidades quilombolas, estabelecendo uma relação sobre como a abordagem pedagógica da disciplina de Filosofia pode ser conduzida no ensino de alunos então inseridos em conhecimentos e princípios educacionais . Para observar esse processo, o estudo considerou uma experiência de ensino da Filosofia entre crianças e adolescentes residentes no Quilombo de Damásio, no município maranhense de Guimarães. Metodologicamente, a pesquisa consistiu de uma etapa, onde os alu nos foram acompanhados dentro de um processo pedagógico, para depois serem submetidos a uma entrevista, em que os mesmos foram questionados sobre a percepção deles sobre o significado e função da Filosofia e sobre como esse conhecimento pode contribuir para sua percepção de mundo.
Descrição: Monografia apresentada ao curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Maranhão como requisito para obtenção do título de licenciatura em Filosofia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1475
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SamaraDiasFerreira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso970,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.