Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1476
Título: JEAN-JACQUES ROUSSEAU: CRÍTICA À REPRESENTAÇÃO TEATRAL COMO METÁFORA À REPRESENTAÇÃO SOCIAL
Título(s) alternativo(s): JEAN-JACQUES ROUSSEAU: CRITICAL TO THEATER REPRESENTATION AS METAPHOR TO SOCIAL REPRESENTATION
Autor(es): RIBEIRO, Joás de Jesus
Palavras-chave: Teatro;
Sociedade;
Espetáculos;
Virtude;
Representação;
Theatre
Society;
Shows;
Virtue;
Representation.
Data do documento: 2013
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: No teatro uma pessoa pode ser representada por uma personagem, alguém se reconhecendo através de outros olhares, e observando a si próprio como possuidor por inteiro daquelas características demonstradas nas peças, porém isto não era visto com bons olhos por Rousseau. Inclusive criticou essa postura, para o filósofo a sociedade civil não deveria ser representada em palcos de teatros fechados, mas apresentada em espetáculos onde o cidadão pudesse ocupar o espaço público das festas cívicas demonstrando sua habilidade artística. Portanto, haveria liberdade de participação de cada indivíduo cívico na reunião promotora das diversões, sem ser um peso para o Estado, as famílias e os amigos. Ainda facilitando o romance de bons amantes, além de realçar a virtude dentro do seio de uma pátria forte de bons guerreiros, sendo adquirida uma transparência dentro de uma civilidade corrompida, que impõem mascaras e exige uma representação.
Descrição: Monografia apresentada à Banca Examinadora do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção do grau de Licenciado em Filosofia, sob orientação do Prof. Dr. Luciano da Silva Façanha.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1476
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoásRibeiro.pdfTrabalho de Conclusão de Curso320,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.