Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1478
Título: A DESCONSTRUÇÃO DO PRIMADO DO ENUNCIADO NA QUESTÃO DA VERDADE
Título(s) alternativo(s): DIE ENTWICKLUNG DER PRIMADO DER ERKLÄRUNG ZUR FRAGE DER WARNUNG
Autor(es): AZEVEDO, Talia Gabrielle Santos
Palavras-chave: Deslocamento;
Enunciado;
Verdade;
Ser;
Verdrängung;
Erklärung;
Wahrheit;
Sein.
Data do documento: 8-Jan-2014
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: O presente trabalho intitulado “A desconstrução do primado do enunciado na questão da verdade” tem por objetivo colocar que a circunscrição do problemanos limites do enunciado teórico embota o lugar originário da verdade . Em suas obras filosóficas, Heidegger reformula o problema e tenta solucioná-lo a partir da conquista de um novo ponto de partida que visa, sobretudo, buscar o sentido próprio da articulação entre verdade e ser, de modo a revelar sua proveniência há muito tempo esquecida. O caráter inaugural deste estudo ontológico consiste na realização do deslocamento da centralidade do enunciado para a abertura do ente, movimento que deixa entrever a referência recíproca entre ser e homem, recolocando sob outra base que não a teórica objetivada a questão da verdade. Pretende-se mostrar em qual medida tal deslocamento promovido pela ontologia fundamental heideggeriana lança luz sobre a ambiência cotidiana que ressoa da morada do Ser-aí.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Licenciatura.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1478
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TaliaAzevedo.pdf74,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.