Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1479
Título: HERMENÊUTICA E FORMAÇÃO: a ressignificação ético e estética da educação segundo Gadamer
Título(s) alternativo(s): HERMENEUTICS AND TRAINING: the ethical and aesthetic re-signification of education according to Gadamer
Autor(es): OLIVEIRA, José Eduardo Fonseca
Palavras-chave: Hermenêutica;
Educação;
Formação;
Ética;
Estética;
Hermeneutics;
Education;
Training;
Ethics;
Aesthetics.
Data do documento: 2013
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Tem-se como propósito nesse trabalho, uma reflexão sobre a natureza humana a partir de uma perspectiva hermenêutica, relacionando-a com a Ética e a Estética nos processos que permeiam a educação enquanto experiência de formação do humano. A tese do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer, de que educar é educar-se, não só nos remete a uma reflexão sobre a natureza humana, como está na centralidade do problema formativo do mesmo. Problema esse que nas vias de solução deixa de ser gnosiológico ou mesmo epistemológico passando a ser de caráter ontológico, ou seja, como compreendemos, levando em consideração que a noção de sujeito não mais está assentada no cogito (cogito)cartesiano e nem nas faculdades do juízo kantiana. Entretanto, podemos observar que a maioria das teorias pedagógicas encontra sua gênese estruturante nessas noções já desconstruídas de sujeito, o que acentua a crise na educação. O sujeito, para Gadamer, agora é o Dasein, herdado de Heidegger e que, em sua visão, expressa melhor a natureza humana. Surge então a necessidade de refletir sobre essa natureza, tendo em vista a proposta de ressignificação da experiência formativa do humano pela educação, a partir de uma perspectiva ontológica, levando em conta a experiência estética como articulação para uma educação Ético-Estética.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Licenciatura em Filosofia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1479
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséEduardoOliveira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso29,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.