Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1479
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, José Eduardo Fonseca-
dc.date.accessioned2017-09-19T14:14:26Z-
dc.date.available2017-09-19T14:14:26Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1479-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Licenciatura em Filosofia.pt_BR
dc.description.abstractTem-se como propósito nesse trabalho, uma reflexão sobre a natureza humana a partir de uma perspectiva hermenêutica, relacionando-a com a Ética e a Estética nos processos que permeiam a educação enquanto experiência de formação do humano. A tese do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer, de que educar é educar-se, não só nos remete a uma reflexão sobre a natureza humana, como está na centralidade do problema formativo do mesmo. Problema esse que nas vias de solução deixa de ser gnosiológico ou mesmo epistemológico passando a ser de caráter ontológico, ou seja, como compreendemos, levando em consideração que a noção de sujeito não mais está assentada no cogito (cogito)cartesiano e nem nas faculdades do juízo kantiana. Entretanto, podemos observar que a maioria das teorias pedagógicas encontra sua gênese estruturante nessas noções já desconstruídas de sujeito, o que acentua a crise na educação. O sujeito, para Gadamer, agora é o Dasein, herdado de Heidegger e que, em sua visão, expressa melhor a natureza humana. Surge então a necessidade de refletir sobre essa natureza, tendo em vista a proposta de ressignificação da experiência formativa do humano pela educação, a partir de uma perspectiva ontológica, levando em conta a experiência estética como articulação para uma educação Ético-Estética.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectHermenêutica;pt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectFormação;pt_BR
dc.subjectÉtica;pt_BR
dc.subjectEstética;pt_BR
dc.subjectHermeneutics;pt_BR
dc.subjectEducation;pt_BR
dc.subjectTraining;pt_BR
dc.subjectEthics;pt_BR
dc.subjectAesthetics.pt_BR
dc.titleHERMENÊUTICA E FORMAÇÃO: a ressignificação ético e estética da educação segundo Gadamerpt_BR
dc.title.alternativeHERMENEUTICS AND TRAINING: the ethical and aesthetic re-signification of education according to Gadamerpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséEduardoOliveira.pdfTrabalho de Conclusão de Curso29,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.