Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1479
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA, José Eduardo Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T14:14:26Z | - |
dc.date.available | 2017-09-19T14:14:26Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1479 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão para obtenção do grau de Licenciatura em Filosofia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tem-se como propósito nesse trabalho, uma reflexão sobre a natureza humana a partir de uma perspectiva hermenêutica, relacionando-a com a Ética e a Estética nos processos que permeiam a educação enquanto experiência de formação do humano. A tese do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer, de que educar é educar-se, não só nos remete a uma reflexão sobre a natureza humana, como está na centralidade do problema formativo do mesmo. Problema esse que nas vias de solução deixa de ser gnosiológico ou mesmo epistemológico passando a ser de caráter ontológico, ou seja, como compreendemos, levando em consideração que a noção de sujeito não mais está assentada no cogito (cogito)cartesiano e nem nas faculdades do juízo kantiana. Entretanto, podemos observar que a maioria das teorias pedagógicas encontra sua gênese estruturante nessas noções já desconstruídas de sujeito, o que acentua a crise na educação. O sujeito, para Gadamer, agora é o Dasein, herdado de Heidegger e que, em sua visão, expressa melhor a natureza humana. Surge então a necessidade de refletir sobre essa natureza, tendo em vista a proposta de ressignificação da experiência formativa do humano pela educação, a partir de uma perspectiva ontológica, levando em conta a experiência estética como articulação para uma educação Ético-Estética. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Hermenêutica; | pt_BR |
dc.subject | Educação; | pt_BR |
dc.subject | Formação; | pt_BR |
dc.subject | Ética; | pt_BR |
dc.subject | Estética; | pt_BR |
dc.subject | Hermeneutics; | pt_BR |
dc.subject | Education; | pt_BR |
dc.subject | Training; | pt_BR |
dc.subject | Ethics; | pt_BR |
dc.subject | Aesthetics. | pt_BR |
dc.title | HERMENÊUTICA E FORMAÇÃO: a ressignificação ético e estética da educação segundo Gadamer | pt_BR |
dc.title.alternative | HERMENEUTICS AND TRAINING: the ethical and aesthetic re-signification of education according to Gadamer | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoséEduardoOliveira.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 29,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.