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http://hdl.handle.net/123456789/1480
Título: | A CONCEPÇÃO DE CONHECIMENTO NA OBRA ENSAIO ACERCA DO ENTENDIMENTO HUMANO DE JOHN LOCKE |
Título(s) alternativo(s): | THE CONCEPTION OF KNOWLEDGE IN THE WORK TEST ABOUT THE JOHN LOCKE'S HUMAN UNDERSTANDING |
Autor(es): | RIBEIRO, Jadeilson Cruz |
Palavras-chave: | Locke; Conhecimento; Ideias; Linguagem; Empirismo; Locke; Knowledge; Ideas; Language; Empiricism. |
Data do documento: | 1-Ago-2014 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
Resumo: | A presente pesquisa investiga a origem, a essência e a certeza do conhecimento humano a partir do viés empirista apresentado e desenvolvido pelo filósofo inglês John Locke no Ensaio acerca do entendimento humano. O problema crucial que move a pesquisa é a busca pelo entendimento sobre a maneira como Locke concebe a noção de conhecimento na obra em questão. O objetivo principal a ser buscado consiste na tentativa de elucidar os argumentos utilizados por Locke para justificar que o conhecimento é fundamentalmente derivado da experiência sensível. No decorrer da pesquisa fica evidente que o conhecimento não é algo inato, que já exista na mente do indivíduo antes do nascimento, mas é adquirido no transcurso da vida humana. Assim, o conhecimento é um processo contínuo. Enquanto o indivíduo vive ele terá a capacidade de adquirir e desenvolver conhecimento. Para dar conta do problema apresentado, a pesquisa compor-se-á de três momentos. O primeiro busca esclarecer o papel das ideias na teoria do conhecimento de Locke, em especial, as ideias derivadas diretamente da sensação. O segundo momento mostra a importância da linguagem para a construção do conhecimento, levando em consideração a afirmação de Locke que ela seja um artefato humano. E no terceiro e último momento, tratar-se-á sobre a questão do conhecimento em si, no intuito de esclarecer como o conhecimento é constituído e qual sua importância para a vida humana, levando principalmente em consideração os graus, a extensão e a certeza do conhecimento humano. A pesquisa parte das ideias, passando pela linguagem, para compreender como o conhecimento é concebido e entendido por Locke. |
Descrição: | Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, para a obtenção do grau de licenciatura em Filosofia. |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1480 |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
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