Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1482
Título: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
Título(s) alternativo(s): CONSIDERATIONS ON TEACHING PHILOSOPHY FOR CHILDREN
Autor(es): SILVA, Davilene Verônica do Carmo da
Palavras-chave: Filosofia para Crianças;
Lipman;
Educação para o Pensar;
Comunidade de Investigação;
Philosophy for Children;
Lipman;
Education for Thinking;
Community Research.
Data do documento: 10-Out-2012
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Esta monografia tem por finalidade tecer considerações sobre o ensino de filosofia, com ênfase na ideia pioneira de que as crianças também podem filosofar, abordando o atual contexto da filosofia nas escolas brasileiras. Mostra a necessidade do ensino de filosofia para crianças e jovens. Busca analisar os pressupostos teóricos e metodológicos do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman, destacando os elementos constitutivos de sua estruturação, sua legitimidade e suas implicações numa Educação voltada para o Pensar. É dada uma ênfase no paradigma do pensamento reflexivo, considerando a importância de ‘pensar melhor’, de acordo com as habilidades e competências propostas por Lipman., que tem por base a Comunidade de Investigação.
Descrição: Monografia apresentada a Universidade Federal do Maranhão, como requisito obrigatório para a obtenção do grau de licenciado em Filosofia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1482
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DavileneSilva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso227,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.