Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1482| Título: | CONSIDERAÇÕES SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS |
| Título(s) alternativo(s): | CONSIDERATIONS ON TEACHING PHILOSOPHY FOR CHILDREN |
| Autor(es): | SILVA, Davilene Verônica do Carmo da |
| Palavras-chave: | Filosofia para Crianças; Lipman; Educação para o Pensar; Comunidade de Investigação; Philosophy for Children; Lipman; Education for Thinking; Community Research. |
| Data do documento: | 10-Out-2012 |
| Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO |
| Resumo: | Esta monografia tem por finalidade tecer considerações sobre o ensino de filosofia, com ênfase na ideia pioneira de que as crianças também podem filosofar, abordando o atual contexto da filosofia nas escolas brasileiras. Mostra a necessidade do ensino de filosofia para crianças e jovens. Busca analisar os pressupostos teóricos e metodológicos do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman, destacando os elementos constitutivos de sua estruturação, sua legitimidade e suas implicações numa Educação voltada para o Pensar. É dada uma ênfase no paradigma do pensamento reflexivo, considerando a importância de ‘pensar melhor’, de acordo com as habilidades e competências propostas por Lipman., que tem por base a Comunidade de Investigação. |
| Descrição: | Monografia apresentada a Universidade Federal do Maranhão, como requisito obrigatório para a obtenção do grau de licenciado em Filosofia. |
| URI: | http://hdl.handle.net/123456789/1482 |
| Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DavileneSilva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 227,9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.