Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1483
Título: REFLEXÃO SOBRE TEMPO E LINGUAGEM EM SANTO AGOSTINHO: uma busca pelo fundamento da existência humana.
Título(s) alternativo(s): REFLECTION ON TIME AND LANGUAGE IN SANTO AGOSTINHO: a search for the foundation of human existence.
Autor(es): REIS, Giovana Karine dos Santos
Palavras-chave: Tempo;
Linguagem;
Limitações;
O eu existencial;
Deus;
Time;
Language;
Limitations;
Self-existential;
God.
Data do documento: 2012
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Santo Agostinho se tornou um grande filósofo por inaugurar uma forma de pensamento pautada no eu. A partir disso, desenvolve reflexões que o levaram a se compreender enquanto ser que existe e tem consciência de seus limites. Essa, portanto, pode ser notada através de importantes escritos seus: Confissões, mais precisamente o Livro XI que trata da relação do homem com o Tempo; e o De Magistro, que trata da linguagem. No Livro XI das Confissões, há a tentativa de falar sobre o tempo para se alcançar uma maior compreensão do homem, pois se sabe que este possui uma determinação temporal que o limita. No De Magistro percebese o anseio de Agostinho e seu filho Adeodato (pois se trata de um diálogo) por uma compreensão da linguagem e seus elementos enquanto recurso para a busca do conhecimento. Por meio de tais considerações será possível perceber que tempo e linguagem, em diversos sentidos, deixam transparecer o aspecto li mitado do ser humano. Este se reconhece no ato da confissão, quando, e por meio de um resgate da memória, verifica as dificuldades que o acompanham ao longo da vida. O que configurará a certeza do eu existencial que, por ter consciência de si e de seus limites, se põe a buscar um fundamento para a sua existência. Pensar a si exige, então, uma reflexão sobre suas limitações a fim de que, a partir do autoconhecimento, se possa buscar aquilo que fundamenta toda a existência humana para que se estabeleça assim, uma certeza inabalável do eu, tal como pretendeu Agostinho.
Descrição: Monografia apresentada à Coordenação do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, como requisito obrigatório para obtenção do grau de Licenciado em Filosofia, sob orientação do Prof. Dr. José Assunção Fernandes Leite.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1483
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiovanaKarineReis.pdfTrabalho de Conclusão de Curso437,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.