Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1484
Título: A CULTURA ENTRE O CUIDADO COM O MUNDO E A SOCIEDADE DE MASSAS: a reflexão de Hannah Arendt
Título(s) alternativo(s): THE CULTURE BETWEEN THE CARE OF THE WORLD AND THE SOCIETY OF MASSAS: the reflection of Hannah Arendt
Autor(es): CAMARA, Carina dos Santos
Palavras-chave: Cultura;
Sociedade;
Educação;
Hannah Arendt.
Culture;
Society;
Education;
Hannah Arendt.
Data do documento: 11-Nov-2012
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Relação entre cultura e sociedade de massas com suas implicações para a educação, à luz das reflexões de Hannah Arendt. Inicia-se com a análise sobre o Totalitarismo, que direcionou a autora para pensar as experiências políticas do século XX. Destaca-se a reflexão sobre a cultura a partir da ascensão da burguesia, onde a sua visão desvalorizou na sociedade aquilo que não tinha valor material e passou num determinado momento histórico a usurpar a arte, tendo na cultura um meio de adquirir status na sociedade. Todos esses fatores, principalmente a crise na cultura acabou por influenciar a educação que, na escola, a perda da autoridade e a incapacidade de levar os alunos a pensar, deixando -os a mercê de qualquer ideologia. Essa alteração na cultura, e consequentemente na educação, tornaram-se um entrave na sociedade quando houve a desvalorização das tradições, ou seja, das obras imortais que fazem parte do passado de uma determinada sociedade.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de licenciatura em Filosofia.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1484
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarinaCamara.pdfTrabalho de Conclusão de Curso250,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.