Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1488
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | MARINHO, José Milton da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-20T13:24:00Z | - |
dc.date.available | 2017-09-20T13:24:00Z | - |
dc.date.issued | 2012-01-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1488 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciatura em Filosofia. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata especificamente sobre o problema da educação, que é um dos inúmeros temas abordados por Friedrich Nietzsche no período inicial da sua escrita, embora o tenha mencionado também nas suas obras de maturidade. Nessa, consciência, o respectivo trabalho fixa-se no método hermenêutico de pesquisa, com o objetivo de descrever e apresentar as principais ideias postas por Nietzsche ao tema da educação, principalmente no que tange ao modelo moderno de educação, o qual descreve com maior ênfase nos textos escritos a servir de apoio em cinco conferências ministradas por ele na faculdade da Basiléia: Sobre o Futuro dos Nossos Estabelecimentos de Ensino e na Terceira Intempestiva: Schopenhauer Educador. Em ambos, o filósofo traça grandes críticas ao modelo moderno de educação que está sendo implantado na Alemanha, baseado em pressupostos pedagógicos fundamentados no modelo tecnicista de educação, o qual tende a direcionar os conteúdos ministrados nos estabelecimentos de ensino especificamente às ciências da natureza. Tal modelo não foi visto com bons olhos por Nietzsche, que afirma que este modelo objetiva exclusivamente formar uma cultura educacional decadente. Por fim, o presente trabalho também trata sobre o verdadeiro modelo de educação pensado por Nietzsche, que, segundo ele, é o dos gregos antigos, que formavam seus jovens com espíritos repletos de virtude (arete), por meio da orientação do mestre educador. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Educação em Nietzsche; | pt_BR |
dc.subject | Cultura; | pt_BR |
dc.subject | Modernidade; | pt_BR |
dc.subject | Education on Nietzsche; | pt_BR |
dc.subject | Culture; | pt_BR |
dc.subject | Modernity. | pt_BR |
dc.title | O PROBLEMA DA EDUCAÇAO NO PENSAMENTO DO FILÓSOFO ALEMÃO FRIEDRICH NIETZSCHE | pt_BR |
dc.title.alternative | THE PROBLEM OF EDUCATION IN THE THOUGHT OF THE GERMAN PHILOSOPHER FRIEDRICH NIETZSCHE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoséMiltonMarinho.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 371,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.