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Título: A CONCEPÇÃO PLATÔNICA ACERCA DA EDUCAÇÃO EM A REPÚBLICA
Título(s) alternativo(s): LA CONCEPTION PLATONIQUE DE L'ÉDUCATION EN RÉPUBLIQUE
Autor(es): ALMEIDA, Antonio Phelipe Rêgo de
Palavras-chave: Educação;
Estado;
Homem;
Paidéia;
Platão;
Política.
Éducation;
État;
Homme;
Paideia;
Platon;
Politique.
Data do documento: 14-Dez-2001
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: Nesse trabalho aborda-se um estudo do pensamento educacional de Platão naquela que, talvez, seja a sua principal obra: A República. Com esse propósito, será discutido, além das suas concepções a respeito da educação, o momento histórico e político no qual o autor estava inserido, pois este teve uma grande influência em seu pensamento. A injusta condenação de Sócrates à morte sob a égide da democracia ateniense é o que norteia a idealização de uma cidade perfeita composta por cidadãos também perfeitos, vivendo-se, assim, numa sociedade justa e harmônica. Platão sugere que o Estado assegurasse a educação de seus cidadãos, sob a demonstração de que uma cidade justa presume homens guiados pela filosofia, onde cada indivíduo tem uma função importante para o equilíbrio dessa sociedade; contudo, é através do filósofo-governante que esta cidade perfeita se torna justa e viável. A verdadeira educação compõe-se em fazer com que o homem transcenda do mundo das sombras, produzindo os recursos para que seu olhar seja dirigido para a contemplação do Bem, ou seja, a finalidade suprema do homem. O projeto pedagógico platônico incide na formação dos cidadãos, especialmente do filósofo, pois, na sua compreensão, era apenas por meio dos filósofos que a cidade seria administrada e planejada seguindo a conduta ética e do bem. Assim, segundo Platão, as formações políticas, filosóficas e educativas andam juntas, indicando que, para se obter uma polis justa, é necessário ter cidadãos eticamente preparados.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciatura em Filosofia, sob a orientação do Prof. Dr. Luciano da Silva Façanha.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1495
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

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