Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1495
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dc.contributor.authorALMEIDA, Antonio Phelipe Rêgo de-
dc.date.accessioned2017-09-25T13:56:47Z-
dc.date.available2017-09-25T13:56:47Z-
dc.date.issued2001-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1495-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciatura em Filosofia, sob a orientação do Prof. Dr. Luciano da Silva Façanha.pt_BR
dc.description.abstractNesse trabalho aborda-se um estudo do pensamento educacional de Platão naquela que, talvez, seja a sua principal obra: A República. Com esse propósito, será discutido, além das suas concepções a respeito da educação, o momento histórico e político no qual o autor estava inserido, pois este teve uma grande influência em seu pensamento. A injusta condenação de Sócrates à morte sob a égide da democracia ateniense é o que norteia a idealização de uma cidade perfeita composta por cidadãos também perfeitos, vivendo-se, assim, numa sociedade justa e harmônica. Platão sugere que o Estado assegurasse a educação de seus cidadãos, sob a demonstração de que uma cidade justa presume homens guiados pela filosofia, onde cada indivíduo tem uma função importante para o equilíbrio dessa sociedade; contudo, é através do filósofo-governante que esta cidade perfeita se torna justa e viável. A verdadeira educação compõe-se em fazer com que o homem transcenda do mundo das sombras, produzindo os recursos para que seu olhar seja dirigido para a contemplação do Bem, ou seja, a finalidade suprema do homem. O projeto pedagógico platônico incide na formação dos cidadãos, especialmente do filósofo, pois, na sua compreensão, era apenas por meio dos filósofos que a cidade seria administrada e planejada seguindo a conduta ética e do bem. Assim, segundo Platão, as formações políticas, filosóficas e educativas andam juntas, indicando que, para se obter uma polis justa, é necessário ter cidadãos eticamente preparados.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃOpt_BR
dc.subjectEducação;pt_BR
dc.subjectEstado;pt_BR
dc.subjectHomem;pt_BR
dc.subjectPaidéia;pt_BR
dc.subjectPlatão;pt_BR
dc.subjectPolítica.pt_BR
dc.subjectÉducation;pt_BR
dc.subjectÉtat;pt_BR
dc.subjectHomme;pt_BR
dc.subjectPaideia;pt_BR
dc.subjectPlaton;pt_BR
dc.subjectPolitique.pt_BR
dc.titleA CONCEPÇÃO PLATÔNICA ACERCA DA EDUCAÇÃO EM A REPÚBLICApt_BR
dc.title.alternativeLA CONCEPTION PLATONIQUE DE L'ÉDUCATION EN RÉPUBLIQUEpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga

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