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http://hdl.handle.net/123456789/1495
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | ALMEIDA, Antonio Phelipe Rêgo de | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-25T13:56:47Z | - |
dc.date.available | 2017-09-25T13:56:47Z | - |
dc.date.issued | 2001-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1495 | - |
dc.description | Monografia apresentada ao Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção do grau de Licenciatura em Filosofia, sob a orientação do Prof. Dr. Luciano da Silva Façanha. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesse trabalho aborda-se um estudo do pensamento educacional de Platão naquela que, talvez, seja a sua principal obra: A República. Com esse propósito, será discutido, além das suas concepções a respeito da educação, o momento histórico e político no qual o autor estava inserido, pois este teve uma grande influência em seu pensamento. A injusta condenação de Sócrates à morte sob a égide da democracia ateniense é o que norteia a idealização de uma cidade perfeita composta por cidadãos também perfeitos, vivendo-se, assim, numa sociedade justa e harmônica. Platão sugere que o Estado assegurasse a educação de seus cidadãos, sob a demonstração de que uma cidade justa presume homens guiados pela filosofia, onde cada indivíduo tem uma função importante para o equilíbrio dessa sociedade; contudo, é através do filósofo-governante que esta cidade perfeita se torna justa e viável. A verdadeira educação compõe-se em fazer com que o homem transcenda do mundo das sombras, produzindo os recursos para que seu olhar seja dirigido para a contemplação do Bem, ou seja, a finalidade suprema do homem. O projeto pedagógico platônico incide na formação dos cidadãos, especialmente do filósofo, pois, na sua compreensão, era apenas por meio dos filósofos que a cidade seria administrada e planejada seguindo a conduta ética e do bem. Assim, segundo Platão, as formações políticas, filosóficas e educativas andam juntas, indicando que, para se obter uma polis justa, é necessário ter cidadãos eticamente preparados. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO | pt_BR |
dc.subject | Educação; | pt_BR |
dc.subject | Estado; | pt_BR |
dc.subject | Homem; | pt_BR |
dc.subject | Paidéia; | pt_BR |
dc.subject | Platão; | pt_BR |
dc.subject | Política. | pt_BR |
dc.subject | Éducation; | pt_BR |
dc.subject | État; | pt_BR |
dc.subject | Homme; | pt_BR |
dc.subject | Paideia; | pt_BR |
dc.subject | Platon; | pt_BR |
dc.subject | Politique. | pt_BR |
dc.title | A CONCEPÇÃO PLATÔNICA ACERCA DA EDUCAÇÃO EM A REPÚBLICA | pt_BR |
dc.title.alternative | LA CONCEPTION PLATONIQUE DE L'ÉDUCATION EN RÉPUBLIQUE | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Filosofia do Campus do Bacanga |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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AntonioAlmeida.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 538,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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