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Título: Rotatividade de Pessoal (Turnover): um estudo de caso sobre a rotatividade de funcionários da Central de Atendimento de uma Instituição de Ensino Superior privada de São Luis - MA
Autor(es): Pereira, Marluce Silva
Palavras-chave: Instituição de ensino superior
Rotatividade
Recursos Humanos
Turnover
Data do documento: 21-Ago-2014
Resumo: O advento da globalização trouxe às organizações a preocupação com a excelência e com a melhoraria dos processos organizacionais, seja através da qualificação de pessoas, da racionalização dos processos, da implementação de novas tecnologias e outros recursos disponíveis que possam ajudar o crescimento e desenvolvimento organizacional e torná-las competitivas. A perda de pessoas nas organizações, ocorrida de forma voluntária ou involuntária, revela problemas e desafios a serem superados pela área de recursos humanos. Nível de turnover alto pode causar diminuição da produtividade, da lucratividade e da saúde organizacional, porém nível muito baixo pode significar que a organização não revitaliza ou modifica a sua mão de obra, impedindo a entrada de novos talentos. O presente estudo teve como finalidade a análise dos motivos da rotatividade de funcionários na Central de Atendimento de uma instituição de ensino superior privado e o que fazer para minimizá-los. O estudo de caso mostrou que a rotatividade é causada principalmente por iniciativa do empregado, em função de oportunidades de emprego e crescimento na carreira, assim como salário insatisfatório, falta de reconhecimento profissional e comunicação interna deficiente.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/150
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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