Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1513
Título: ANÁLISE COMPARATIVA DOS MACROCOMPONENTES NAS POLPAS IN NATURA E INDUSTRIALIZADA DA FRUTA ACEROLA (Malpighia emarginata), COMERCIALIZADAS EM SÃO LUÍS – MA
Título(s) alternativo(s): COMPARATIVE ANALYSIS OF MACROCOMPONENTS IN NATURAL AND INDUSTRIALIZED POLLAS FROM FRUIT ACEROLA (Malpighia emarginata), MARKETED IN SÃO LUÍS - MA
Autor(es): JARDIM, Eunice karen Varella
Palavras-chave: Acerola;
Polpas;
Macrocomponentes;
Acerola;
Pulps;
Macroconstituents.
Data do documento: 26-Ago-2016
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal pesquisar, estudar e comparar o valor nutricional das polpas in natura e industrializada da acerola, comercializadas na cidade de São Luís – MA, mediante resultados de análises de parâmetros físico-químicos (umidade, cinzas e valor energético) e macronutrientes (proteínas, lipídios e carboidratos). Todas as análises foram realizadas em triplicata, no Laboratório de Análises Físico-Químicas da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, utilizando-se a metodologia do Instituto Adolfo Lutz (2008). Nas análises físico-químicas realizadas, obteve-se em (g / 100g) os seguintes valores médios por parâmetro, para as polpas in natura e industrializada da acerola, respectivamente – Umidade: 92,61 e 92,04; Cinzas: 0,52 e 0,85; Lipídios: 0,13 e 0,00; Proteínas: 0,79 e 0,38; Carboidratos: 5,94 e 6,73 e Valor Energético: 28,13 kcal / 100g e 28,44 kcal / 100g. A maioria dos parâmetros analisados esteve de acordo com os valores de referência, com observações para os parâmetros: lipídios, pois grande parte das fontes consultadas não realizaram análises em polpas in natura e congelada (industrializada) da acerola; e valor energético, visto que na análise deste parâmetro, a polpa in natura, apresentou valores levemente abaixo quando comparados aos valores de referência. Em termos de comparação entre as duas polpas utilizadas, constatou-se que com relação aos macrocomponentes estudados, ambas apresentaram composição nutricional semelhantes e satisfatórias, já que a maioria dos seus valores estiveram muito próximos.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Química Industrial da Universidade Federal do Maranhão, como requisito final para a obtenção do título de Bacharel em Química Industrial.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1513
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Química Industrial do Campus do Bacanga

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EuniceJardim.pdfTrabalho de Conclusão de Curso2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.