Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1530
Título: CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE QUÍMICA: ENTENDENDO ELEMENTOS QUÍMICOS ATRAVÉS DOS RÓTULOS.
Título(s) alternativo(s): CONTEXTUALIZATION OF TEACHING OF CHEMISTRY: UNDERSTANDING ELEMENTS CHEMICALS THROUGH THE LABELS.
Autor(es): LIMA, Luzenilce Oliveira
Palavras-chave: contextualização no ensino de química; tabela periódica; elementos químicos
contextualization in chemistry teaching; periodic table; chemical elements
Data do documento: 26-Jul-2017
Editor: UFMA
Resumo: A presente pesquisa teve como finalidade propor uma alternativa didática para a aprendizagem da tabela periódica e os elementos químicos essenciais à sobrevivência dos seres humanos através de uma aula contextualizada, dialogada e investigativa sobre os elementos químicos. Esta proposta foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública na cidade de Santa Quitéria do Maranhão. A metodologia aplicada consistiu em duas etapas, na primeira foi realizada uma aula nos moldes tradicionais sobre a tabela periódica, ao final da aula foi aplicado um questionário constando de oito questões. A segunda etapa foi composta pela exposição de uma aula com aspecto contextual acerca da tabela periódica permeada por conceitos e aplicações dos elementos químicos presentes nos cotidianos dos alunos observados nos rótulos de alimentos. Após a exposição teórica da aula, foram distribuídos rótulos de alimentos infantis e realizada aplicação do questionário com 16 questões das quais oito eram as mesmas aplicadas no questionário anterior e oito questões sobre a contextualização do tema. Com isto foi observado uma significativa melhora no grau de interesse dos alunos pela matéria lecionada refletido na postura adotada pelos alunos durante a aplicação da segunda etapa e pela melhoria nos resultados na resolução do questionário.
Descrição: The present research had as purpose to propose a didactic alternative for the learning of the periodic table and the essential chemical elements the survival of human beings through a contextualized, dialogued and investigative class on the chemical elements. This proposal was applied in a class of the second year of high school in a public school in the city of Santa Quiteria do Maranhão. The applied methodology consisted of two stages, in the first one was carried out a class in the traditional molds on the periodic table, at the end of the class a questionnaire was applied, consisting of eight questions. The second stage was composed by the exposition of a class with a contextual aspect about the periodic table permeated by concepts and applications of the chemical elements present in the daily life of the students observed in the food labels. After the theoretical presentation of the class, children's food labels were distributed and the questionnaire was applied with 16 questions, of which eight were the same as those applied in the previous questionnaire and eight questions about the contextualization of the theme. With this, we observed a significant improvement in the degree of student interest in the subject taught reflected in the posture adopted by the students during the application of the second stage and the improvement in the results of the resolution of the questionnaire.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1530
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luzenilce.pdf7,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.