Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLOPES, Thayla Cristina Viana-
dc.date.accessioned2017-10-11T13:38:01Z-
dc.date.available2017-10-11T13:38:01Z-
dc.date.issued2017-08-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1531-
dc.descriptionThis study analyzed the presence of ludic as a pedagogical teaching strategy for the teaching of natural sciences in the development of learning in the 6th year of elementary education at. In addition to the bibliographic research, a field research was carried out, where a questionnaire was applied with closed questions and opened to 30 students of the 6th grade and a structured interview directed to 2 teachers of the natural sciences area. The general objective was to analyze the use of play classes in the 6th year of elementary school in the natural sciences, and as specific objectives to understand the history of play and its influence on learning; To identify the concept of play for teachers of natural sciences; To identify the presence or not of the playful in science classes in the 6th year of elementary school and to verify the teacher-student relationship from the playful. Having as a theoretical reference about ludicidade authors such as, Kishimoto (2011), Brougere (1998), among others. In this research it was possible to identify that although playfulness may favor students' learning, the use of play activities is not yet a constant in the teaching of the natural sciences.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo analisou a presença do lúdico como estratégia de ensino pedagógico para o ensino de ciências naturais no desenvolvimento da aprendizagem no 6º ano do Ensino Fundamental no Instituto Cônego Nestor de Carvalho Cunha em São Bernardo – MA. Além da pesquisa bibliográfica foi realizada uma pesquisa de campo, onde foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e abertas à 30 alunos do 6º ano e uma entrevista estruturada direcionada a 2 docentes da área das ciências naturais. Teve como objetivo geral analisar a utilização de aulas Lúdicas no 6º ano do Ensino Fundamental nas ciências naturais, e como objetivos específicos compreender a história do lúdico e sua influência na aprendizagem; identificar a concepção do lúdico para os professores de ciências naturais; identificar a presença ou não do lúdico nas aulas de ciências no 6º ano do Ensino Fundamental e verificar a relação professor-estudante a partir do lúdico. Tendo como referencial teórico acerca da ludicidade autores como, Kishimoto (2011), Brougere (1998), dentre outros. Nesta pesquisa foi possível identificar que embora a ludicidade possa favorecer a aprendizagem dos estudantes, a utilização de atividades lúdicas ainda não é uma constante no ensino das ciências naturais.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectLúdico; Ciências naturais; Aprendizagempt_BR
dc.subjectPlayful; Natural sciences; Learningpt_BR
dc.titleO LÚDICO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.pt_BR
dc.title.alternativeTHE PLAYFUL IN THE TEACHING OF NATURAL SCIENCE IN THE FINAL YEARS OF THE ELEMENTARY SCHOOL .pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thayla Cristina.pdf10,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.