Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1532
Título: Formação docente: o PIBID como experiência aos licenciandos do Curso de Licenciatura e Linguagens e Códigos da UFMA – São Bernardo
Autor(es): OLIVEIRA, Carliane Cruz de Melo
Palavras-chave: Formação docente
PIBID
Experiências
Teacher training
PIBID
Experiences
Data do documento: 8-Ago-2017
Editor: UFMA
Resumo: Este trabalho é uma reflexão das experiências dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Língua Portuguesa, abordando a formação docente como experiência dos licenciandos da Universidade Federal do Maranhão - Campus São Bernardo – MA. Temos como objetivo analisar a formação docente à luz do PIBID e suas contribuições para a formação do licenciando. Acreditamos que inserir o aluno de graduação na sala de aula antes da sua formação é de suma importância para conduzir em seu processo de teoria que é aprendido na universidade. Esta pesquisa teve abordagem qualitativa apoiada nos estudos de Minayo (2001) consistindo na elaboração de um questionário aplicado aos bolsistas, com o intuito de averiguar e interpretar as experiências vivenciadas. Contamos com as contribuições de Tardif (2014), Pimenta (1997, 2000), Silva (2009), Guimarães (2010 apud QUADRO, 2016), que nos ajudaram a compreender e a refletir o processo de formação docente e entender o PIBID. Concluímos que a participação no PIBID contribui significativamente na formação inicial, pois as experiências adquiridas na sala de aula permitem ter o contato com o seu futuro local de trabalho, compreendendo e refletindo sobre as aprendizagens durante a execução do PIBID, que servirão como subsídios para as práticas docentes posteriores.
Descrição: Artigo apresentado ao Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos com habilitação em Português da Universidade Federal do Maranhão – Campus São Bernardo, para obtenção do grau de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Português.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1532
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlianeCruz.pdfArtigo350,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.