Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1532
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Carliane Cruz de Melo-
dc.date.accessioned2017-10-11T21:48:01Z-
dc.date.available2017-10-11T21:48:01Z-
dc.date.issued2017-08-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1532-
dc.descriptionArtigo apresentado ao Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos com habilitação em Português da Universidade Federal do Maranhão – Campus São Bernardo, para obtenção do grau de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Português.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é uma reflexão das experiências dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Língua Portuguesa, abordando a formação docente como experiência dos licenciandos da Universidade Federal do Maranhão - Campus São Bernardo – MA. Temos como objetivo analisar a formação docente à luz do PIBID e suas contribuições para a formação do licenciando. Acreditamos que inserir o aluno de graduação na sala de aula antes da sua formação é de suma importância para conduzir em seu processo de teoria que é aprendido na universidade. Esta pesquisa teve abordagem qualitativa apoiada nos estudos de Minayo (2001) consistindo na elaboração de um questionário aplicado aos bolsistas, com o intuito de averiguar e interpretar as experiências vivenciadas. Contamos com as contribuições de Tardif (2014), Pimenta (1997, 2000), Silva (2009), Guimarães (2010 apud QUADRO, 2016), que nos ajudaram a compreender e a refletir o processo de formação docente e entender o PIBID. Concluímos que a participação no PIBID contribui significativamente na formação inicial, pois as experiências adquiridas na sala de aula permitem ter o contato com o seu futuro local de trabalho, compreendendo e refletindo sobre as aprendizagens durante a execução do PIBID, que servirão como subsídios para as práticas docentes posteriores.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectExperiencespt_BR
dc.titleFormação docente: o PIBID como experiência aos licenciandos do Curso de Licenciatura e Linguagens e Códigos da UFMA – São Bernardopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarlianeCruz.pdfArtigo350,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.