Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1532
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Carliane Cruz de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-11T21:48:01Z | - |
dc.date.available | 2017-10-11T21:48:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1532 | - |
dc.description | Artigo apresentado ao Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos com habilitação em Português da Universidade Federal do Maranhão – Campus São Bernardo, para obtenção do grau de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Português. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é uma reflexão das experiências dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Língua Portuguesa, abordando a formação docente como experiência dos licenciandos da Universidade Federal do Maranhão - Campus São Bernardo – MA. Temos como objetivo analisar a formação docente à luz do PIBID e suas contribuições para a formação do licenciando. Acreditamos que inserir o aluno de graduação na sala de aula antes da sua formação é de suma importância para conduzir em seu processo de teoria que é aprendido na universidade. Esta pesquisa teve abordagem qualitativa apoiada nos estudos de Minayo (2001) consistindo na elaboração de um questionário aplicado aos bolsistas, com o intuito de averiguar e interpretar as experiências vivenciadas. Contamos com as contribuições de Tardif (2014), Pimenta (1997, 2000), Silva (2009), Guimarães (2010 apud QUADRO, 2016), que nos ajudaram a compreender e a refletir o processo de formação docente e entender o PIBID. Concluímos que a participação no PIBID contribui significativamente na formação inicial, pois as experiências adquiridas na sala de aula permitem ter o contato com o seu futuro local de trabalho, compreendendo e refletindo sobre as aprendizagens durante a execução do PIBID, que servirão como subsídios para as práticas docentes posteriores. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UFMA | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Experiências | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Experiences | pt_BR |
dc.title | Formação docente: o PIBID como experiência aos licenciandos do Curso de Licenciatura e Linguagens e Códigos da UFMA – São Bernardo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CarlianeCruz.pdf | Artigo | 350,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.