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dc.contributor.authorCOSTA, Domingos Rocha-
dc.date.accessioned2017-10-16T11:56:52Z-
dc.date.available2017-10-16T11:56:52Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1533-
dc.descriptionThe assessment has been part of the daily life of people since a long time and is extremely important in their lives, especially in the educational field for the elaboration of a sustainable educational practice with regard to the improvement and elaboration of interventions in the students' difficulties and in the own Teacher methodology. In this context the evaluation of learning becomes an indispensable tool in the educational context, especially in the elaboration of an instrument that can guarantee an inclusive evaluation with rights to a complete analysis of the learner. The objective of this study is to diagnose the profile of the evaluation of the learning performed by the teachers of the 6th to 9th grade classes of the Castro Alves and Humberto de Campos municipal schools located in the municipality of Santana do Maranhão - MA. For the purposes of analysis, the qualitative approach was used through the application of semi-structured questionnaires applied directly to the teachers studied. We have seen that, despite the fact that the teachers studied are familiar with the theme of evaluation of learning, many find it difficult to detach from the traditionally applied practices that make the evaluation an exclusionary and classificatory practice of the process of teaching learning. It is important to emphasize that the main instrument used by teachers to redirect the process of teaching learning is still the famous test.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação vem fazendo parte do cotidiano das pessoas desde muito tempo e tem suma importância na vida das mesmas, em especial no campo educacional para elaboração de uma prática educativa sustentável no que diz respeito ao aperfeiçoamento e elaboração de intervenções nas dificuldades dos discentes e na própria metodologia do docente. Neste contexto a avaliação da aprendizagem tornase uma ferramenta indispensável no contexto educacional, sobretudo na elaboração de instrumento que possam garantir uma avaliação inclusiva com direitos a uma análise completa do educando. O presente trabalho tem por objetivo realizar o diagnóstico do perfil da avaliação da aprendizagem executada pelos professores das turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental das Escolas Municipais Castro Alves e Humberto de Campos localizados no município de Santana do Maranhão - MA. Para fins de análise foram utilizados a abordagem qualitativa através da aplicação de questionários semi-estruturados aplicados diretamente aos professores pesquisados. Vimos, por este, que apesar dos professores pesquisados estarem familiarizados com a temática avaliação da aprendizagem muitos sentem dificuldade de se desprender das práticas tradicionalmente aplicadas que tornam a avaliação uma prática excludente e classificatória do processo de ensino aprendizagem. É importante enfatizar que o principal instrumento utilizado pelos professores para redirecionar o processo de ensino aprendizagem ainda é a famosa prova.pt_BR
dc.publisherUFMApt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagem; Avaliação diagnóstica; Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEvaluation of learning; diagnostic evaluation; basic educationpt_BR
dc.titleA AVALIAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO DIAGNÓSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE SANTANA DO MARANHÃO – MA.pt_BR
dc.title.alternativeTHE ASSESSMENT AS A DIAGNOSTIC INSTRUMENT IN TEACHING THE CITY OF SANTANA DO MARANHÃO-MA.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCC de Graduação em Ciências Naturais/Química do Campus de São Bernardo.

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