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dc.contributor.authorPEREIRA, Raphael Garcês-
dc.date.accessioned2017-10-16T15:37:51Z-
dc.date.available2017-10-16T15:37:51Z-
dc.date.issued2017-07-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1539-
dc.descriptionMonografia apresentada ao curso superior de Administração de Empresas da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração.pt_BR
dc.description.abstractEstudos recentes comprovam que a qualidade no atendimento ao Cliente tem muito mais importância nas decisões de compra dos consumidores do que a qualidade dos próprios produtos. Diante desse fator diferenciador de mercado, as empresas procuram cada vez mais trabalhar no sentido de criar uma cultura voltada para a valorização do cliente e otimização de seu atendimento. As empresas devem compreender que a satisfação do cliente não pode ser apenas uma opção, e sim uma meta necessária para o seu sucesso. O objetivo deste estudo foi analisar como a CEMAR, através de sua Gerência de Relacionamento com o Cliente, traduziu essa necessidade em medidas estratégicas com o intuito de promover um melhor atendimento ao seu cliente. A análise feita mostra que através de uma reestruturação administrativa, a CEMAR adotou uma cultura de foco no cliente, que comprovam ganhos importantes para a imagem da empresa, e reforçam a importância da construção de um relacionamento sólido com o cliente, baseado na melhoria e no aumento dos seus canais de atendimento. Para melhor compreensão do objeto analisado, utilizaram-se como metodologia da pesquisa os estudos bibliográficos e um estudo de caso realizado através de uma entrevista com a Gerente de Relacionamento com o Cliente da CEMAR, e pesquisas de satisfação do consumidor realizadas por institutos especializados.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopt_BR
dc.subjectAtendimento;pt_BR
dc.subjectCliente;pt_BR
dc.subjectRelacionamento;pt_BR
dc.subjectCEMAR;pt_BR
dc.subjectAttendance;pt_BR
dc.subjectCustomer;pt_BR
dc.subjectRelationship;pt_BR
dc.subjectCEMAR.pt_BR
dc.titleGESTÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE: um estudo de caso da Gerência de Relacionamento com o Cliente da Companhia Energética do Maranhão - CEMARpt_BR
dc.title.alternativeCUSTOMER SERVICE MANAGEMENT: a case study from the Management of Customer Relationship of Maranhão Energy Company - CEMARpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Administração do Campus do Bacanga

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