Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANTOS, Helba Maria Araújo-
dc.date.accessioned2017-10-16T16:46:25Z-
dc.date.available2017-10-16T16:46:25Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1541-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda um tema discutido amplamente na Educação Musical, o ensino de música nas escolas brasileiras, só que aqui, olhamos para a realidade local, vivida e compartilhada. O objetivo geral é discutir a realidade da música nas escolas brasileiras a partir do seu contexto histórico até os dias atuais e os objetivos específicos são: i) refletir sobre o motivo pelo qual o ensino de música não está presente nas escolas brasileiras e de São Bernardo, ii) discutir as funções da música na escolas assim como as contribuições para a formação do cidadão. o caminho da pesquisa bibliográfica e da pesquisa autobiográfica delimitam o método. Duas referências foram selecionadas para compor o quadro teórico referencial, FONTERRADA (2008) e SEKEFF(2002). As considerações finais apontam: i) a formação ideal poderia estar contida numa relação mais próxima entre universidade e sociedade, entendendo-se a universidade como parte desta mesma sociedade e não como apêíndice desta; ii) os muros que a disciplina criou entre as áreas do conhecimento podem, de alguma maneira, ser derrubados pela dinâmica da própria natureza do fazer musical e, com isso, a música estaria mais para uma pedagogia possível que para um conteúdo ou componente curricular; iii) vislumbrar uma relação mais próxima entre formadores e formandos, assim como egressos e formadores, pode garantir a continuidade do processo e prescindir da legislação para consolidar a prática da Educação Musical na Educação Básica.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectEducação Musicalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleOlhar no espelho: vixão sobre o percurso formativo de professores de músicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos do Campus de São Bernardo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HelbaMariaSantos.pdfTCC270,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.