Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/123456789/1541
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANTOS, Helba Maria Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-16T16:46:25Z | - |
dc.date.available | 2017-10-16T16:46:25Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-27 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1541 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda um tema discutido amplamente na Educação Musical, o ensino de música nas escolas brasileiras, só que aqui, olhamos para a realidade local, vivida e compartilhada. O objetivo geral é discutir a realidade da música nas escolas brasileiras a partir do seu contexto histórico até os dias atuais e os objetivos específicos são: i) refletir sobre o motivo pelo qual o ensino de música não está presente nas escolas brasileiras e de São Bernardo, ii) discutir as funções da música na escolas assim como as contribuições para a formação do cidadão. o caminho da pesquisa bibliográfica e da pesquisa autobiográfica delimitam o método. Duas referências foram selecionadas para compor o quadro teórico referencial, FONTERRADA (2008) e SEKEFF(2002). As considerações finais apontam: i) a formação ideal poderia estar contida numa relação mais próxima entre universidade e sociedade, entendendo-se a universidade como parte desta mesma sociedade e não como apêíndice desta; ii) os muros que a disciplina criou entre as áreas do conhecimento podem, de alguma maneira, ser derrubados pela dinâmica da própria natureza do fazer musical e, com isso, a música estaria mais para uma pedagogia possível que para um conteúdo ou componente curricular; iii) vislumbrar uma relação mais próxima entre formadores e formandos, assim como egressos e formadores, pode garantir a continuidade do processo e prescindir da legislação para consolidar a prática da Educação Musical na Educação Básica. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Educação Musical | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Olhar no espelho: vixão sobre o percurso formativo de professores de música | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos do Campus de São Bernardo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HelbaMariaSantos.pdf | TCC | 270,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.