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http://hdl.handle.net/123456789/1542
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | SILVA, Angeirley Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-10-16T16:50:59Z | - |
dc.date.available | 2017-10-16T16:50:59Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/123456789/1542 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Linguagens e Códigos da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, como requisito para a obtenção do título de Licenciado. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar o crochê enquanto patrimônio imaterial na cidade de São Bernardo- MA. Apresenta o crochê em sua relevância na manutenção tanto da identidade local, como cultural da cidade, uma vez que o crochê faz parte de práticas culturais que se instituem enquanto bens de valor patrimonial. Os principais autores utilizados foram Brayner (2007) Vaz (2016), Braun (2013) e Castro (2008). Para essa análise, realizei uma entrevista semiestruturada com dez moradoras da localidade que praticam o artesanato crochê, com a finalidade de analisar como esse ofício chegou a São Bernardo e como vêm sendo repassado de geração em geração, além de como essa técnica continua presente na vida de muitas artesãs. O crochê por sua vez, é uma técnica que continua bastante presente na cidade, mesmo não possuindo um grande valor econômico, ele está sendo repassado constantemente entre as gerações, a arte de fazer o crochê vai muito além do valor econômico, ele está mais associado ao prazer de realizar essa técnica, logo, as artesãs mesmo que de forma indireta contribuem para a manutenção do patrimônio cultural imaterial da cidade. ___________ RESUMEN: El presente trabajo tiene como objetivo analizar el crochet como patrimonio inmaterial en la ciudad de São Bernardo-MA. Se presenta el croché en su relevancia en el mantenimiento tanto de la identidad local, como cultural de la ciudad, una vez que el croché forma parte de prácticas culturales que se instituyen como bienes de valor patrimonial. Los principales autores presentados fuerán Brayner (2007) Vaz (2016), Braun (2013) y Castro (2008). Para ese análisis, realizé una entrevista semiestructurada con diez moradores de la localidad que practican la artesanía croché, con la finalidad de analizar cómo ese oficio llegó a San Bernardo y como vienen siendo repasado de generación en generación, además de cómo esa técnica continúa presente en la vida de muchas artesanas. El crochet, a su vez, es una técnica que sigue bastante presente en la ciudad, aunque no posee un gran valor económico, se está repasando constantemente entre las generaciones, el arte de hacer el croché va mucho más allá del valor económico, está más asociado al placer de realizar esta técnica, luego, las artesanas aunque de forma indirecta contribuyen al mantenimiento del patrimonio cultural inmaterial de la ciudad. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Crochê | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio Imaterial | pt_BR |
dc.subject | Crochet | pt_BR |
dc.subject | Patrimonio Inmaterial | pt_BR |
dc.title | A arte do crochê como patrimônio imaterial da cidade de São Bernardo - MA | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCCs de Graduação em Linguagens e Códigos/Língua Portuguesa do Campus de São Bernardo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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